III Seminário Educar DH (08/11)

Nesta quinta-feira (08/11) o IDDH promoverá, em parceria com a Secretaria de Educação, o III Seminário EducarDH, na CENSUPEG Joinville, das 13:30 às 17:30h.

O evento marcará o lançamento oficial a Plataforma EducarDH, uma plataforma virtual desenvolvida para educadores(as) que desejam incluir temas de cidadania e direitos humanos em suas práticas pedagógicas e realizar a Educação em Direitos Humanos – EDH.

Ela se divide em 2 ambientes nos quais o(a) usuário(a) tem acesso gratuito a: Formação Cidadania e EDH, composto por módulos temáticos com por vídeos, textos e infográficos que visam contribuir com a formação de educadoras(es) e desenvolver habilidades para trabalhar a cidadania e a Educação em Direitos Humanos da prática pedagógica de educadores(as) e ao Repositório EDH, um portal virtual colaborativo com práticas pedagógicas cadastradas por educadores(as) de todo o Brasil que desejam compartilhar suas experiências exitosas na inclusão de temas de cidadania e direitos humanos em suas salas de aula e outros espaços educativos.

Além do lançamento da Plataforma EducarDH, o seminário terá a palestra da professora Gina Vieira Ponte, autora do projeto “Mulheres Inspiradoras”, premiado nacional e internacionalmente, que também se tornou uma política pública em favor da igualde de gênero no Distrito Federal.

 

Mas sobre o Projeto EducarDH:

Desde 2012, o EducarDH visa trazer na formação de educadoras(es) da rede municipal de Joinville temas de cidadania ética para as escolas visando diminuir o bullying e a violência escolar, dialogando com projetos já existentes nas diversas escolas das redes, de combate à corrupção, drogas e sustentabilidade ambiental, por exemplo.

O EducarDH vem realizando formação e sensibilização de professores/as, orientadores/as educacionais, coordenadores/as pedagógicos e educadores/as para a educação em direitos humanos (EDH) a fim de provocar uma mudança nas escolas públicas e privadas, e buscando ampliar uma cultura de direitos humanos na cidade de Joinville.

Agora em 2018, para poder formar mais professores(as) no tema de direitos humanos, assim como para trocar experiências, o IDDH desenvolveu uma nova etapa do Educar Direitos Humanos, com apoio da BrazilFoundation, a Plataforma EducarDH.