IDDH

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Quem Somos

O Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos – IDDH – é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, criada em 2004 no Brasil, buscando ampliar o número de educadorxs e defensorxs de direitos humanos.

O IDDH possui status consultivo junto à ONU e é membro do Grupo de trabalho de ONGs para a Educação em Direitos Humanos das Nações Unidas.

Por uma educação para a cidadania e direitos humanos!

Para o IDDH, uma Educação para a Cidadania deve incluir características da educação para uma cidadania global, da educação em direitos humanos, da educação para a paz, da educação intercultural, da educação ativa, dentre outras formas de educação participativa e emancipatória.

De acordo com documentos nacionais e internacionais de direitos humanos, o direito humano à educação deve contemplar não apenas o acesso de todos/as à educação, mas também visa uma educação que promova o desenvolvimento humano. Ou seja, é necessário que se garanta conhecimento, mas também instrumentos e ferramentas para o uso ético, responsável e sustentável deste conhecimento no mundo.

Uma Educação para a Cidadania deve existir tanto na educação formal como não formal, ou seja, nas escolas do ensino básico até superior, nas ruas, nos movimentos sociais, nos meios de comunicação, nas empresas, nas instituições de justiça e segurança e para todos os funcionários públicos de um país. Com isso, é uma educação voltada para crianças, adolescentes e adultos, através de intervenções curriculares e extracurriculares, por vias convencionais e não convencionais.

A ideia principal é ter mais cidadãs/os que assumam papéis ativos na construção de um mundo mais igualitário, justo, pacífico e sustentável, tanto em suas vidas pessoais como na sociedade que vivem. As principais competências de uma Educação para a Cidadania são:

Missão

Promover a Educação para a cidadania como meio de diminuir desigualdades e fortalecer a democracia no Brasil.

Propósito

Promover uma educação para cidadania no Brasil.

O que queremos

Uma sociedade igualitária, pacífica, justa e sustentável para todas as pessoas no Brasil.

construção

A construção de uma identidade coletiva (local, regional e global) que transcenda diferenças individuais, culturais, religiosas, éticas, dentre outras.

conhecimentos

Conhecimento profundo de valores universais como justiça, paz, respeito, sustentabilidade e dignidade.

habilidades

Habilidades cognitivas para pensar de forma crítica, sistêmica e criativa.

cognitivas

Habilidades não cognitivas, incluindo habilidades sociais, como empatia e resolução de conflitos e habilidades de comunicação e interação social e cultural.

capacidades

Capacidades comportamentais para agir de forma colaborativa, social e ambientalmente sustentável e responsável.

IDDH 15 anos

Após 15 anos sempre buscando melhorar sua atuação em formação e incidência em direitos humanos, tanto em âmbito nacional como internacional, o IDDH se reinventou e aperfeiçoou suas práticas.

Para isso, ampliou suas atividades também para o mundo virtual, construindo plataformas participativas e dinâmicas a fim de melhor disseminar sua atuação para todas as regiões do Brasil.

Nos próximos cinco anos (2020-2025), o IDDH tem como principal objetivo aumentar o número de defensoras/es e educadoras/es em direitos humanos em todas as regiões do Brasil, por isso, desejamos:

a) Ampliar a rede de articulação para o advocacy nacional e internacional em direitos humanos: acreditamos que uma democracia é sustentada por uma sociedade civil bem informada e formada, que conhece seus direitos e tem ferramentas para defendê-los para si e/ou para os outros de forma coletiva e articulada.

b) Ampliar espaços de formação em direitos humanos e justiça social para jovens universitários: buscamos formar mais educadores/as e educandos/as mais sensíveis e conscientes de seu papel como agentes de transformação social. Educar em Direitos Humanos jovens lideranças é o foco da 4ª fase do plano de ação do Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos da ONU.

Equipe

Seja a mudança que você quer ver no mundo.

Mahatma Gandhi

A equipe do IDDH é formada por um grupo multidisciplinar de pessoas motivadas, engajadas e que acreditam que seu trabalho faz a diferença no mundo:

partner

Fernanda Brandão Lapa

Diretora Executiva

Co-Fundadora do IDDH, Fernanda é advogada e mestre em Direito pela UFSC. Como educadora em direitos humanos e justiça social há mais de 15 anos, tanto no IDDH como em universidades, doutorou-se em Educação pela PUC/SP com a primeira tese acadêmica sobre clínicas jurídicas no Brasil e realizou seu pós-doutoramento como professora visitante da Clínica Internacional de Direitos Humanos na Université du Québec à Montréal, no Canadá. Atualmente, preside a Comissão de Educação Jurídica da OAB, subseção de Joinville/SC, e coordena a clínica de direitos humanos e o comitê de educação em direitos humanos da UNIVILLE.

partner

Suiany Zimermann Bail

Coordenadora de Advocacy e Articulação

Advogada. Graduada em Direito pela Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE (2018). Em 2017, integrou a Clínica de Direitos Humanos da UNIVILLE, na qual também foi bolsista em projeto de pesquisa com aldeias Mbyá-Guarani da região norte do estado de Santa Catarina naquele mesmo ano. Desde então, atua como voluntária em projetos de pesquisa da UNIVILLE com estas comunidades. Nos últimos três anos, tem contribuído com pesquisas para o Observatorio del Derecho a la Alimentación en América Latina y el Caribe (ODA-ALC). É membra da Comissão de Educação Jurídica da OAB, subseção de Joinville/SC.

partner

Patricia Vieira Coelho

Assistente Administrativa

Pós-Graduanda em Gestão Financeira no Centro Universitário Internacional (UNINTER). Tecnóloga em Processos Gerenciais pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc). Técnica em Informática com foco em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

partner

Tainá Vital

Designer educacional da Plataforma EducarDH

Comunicóloga formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Doutoranda e Mestra em Educação pela linha de educação e comunicação da Universidade Federal de Santa Catarina. Produtora de conteúdo audiovisual e educativo para multiplataformas, educadora e pesquisadora. No IDDH, atua na Plataforma EducarDH como designer instrucional, produtora de conteúdo e tutora dos cursos. Tem experiência no desenvolvimento de cursos à distância e como facilitadora de cursos livres ligados à linguagem audiovisual, direitos humanos ou de ferramentas digitais livres.

partner

Cláudia de Moura de Mattos

Comunicação

Jornalista. Pós-graduanda em Comunicação Empresarial pela Universidade Metodista de São Paulo, com experiências nas áreas de assessoria, produção audiovisual, social media e marketing. Teve seu primeiro contato com a vertente de comunicação e direito durante estágio na Defensoria Pública da União em Santa Catarina, no ano de 2016. Contato este que levou-a ao desenvolvimento de pesquisa relacionando os campos jornalístico e jurídico em veículos de imprensa de Joinville/SC.

partner

Camila Bertelli Kodric

Estagiária

Graduanda em Direito no Centro Universitário Católica de Santa Catarina com intercâmbio acadêmico na Universidad Miguel Hernández de Elche (Espanha). Participou como pesquisadora de diversos projetos de pesquisas voltados ao campo do direito constitucional, internacional e aos direitos humanos. Atualmente participa do Grupo de Pesquisas "O Direito na Aceleração da Dinâmica Social e as Novas Tecnologias" vinculado à CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). É estagiária no IDDH desde 03/2021.

partner

Ana Cecília Silveira Otero

Estagiária

Acadêmica de Psicologia pela Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE. Atuante em projetos filantrópicos desde 2011.

partner

Laís Caputo

Voluntária - Programa Jovens no IDDH

Cursando o primeiro ano do Ensino Médio na Coree International School. Começou o seu estágio no IDDH em 03/2021.

partner

Eduardo Sandrini Torres

Voluntário

Graduado em Direito pela Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Em 2020, foi integrante da Clínica de Direitos Humanos da UNIVILLE.

partner

Carolina Diamantaras

Voluntária

Graduada em Relações Internacionais pela Unisul (2017) e em Direito pela UFSC (2018). Mestre em Parliamentary Procedures and Legislative Drafting pelas Universidades LUISS Guido Carli, Universidad Complutense de Madrid e School of Advanced Studies - University of London (2020). Estagiou no Diretório Executivo do Comitê Contra o Terrorismo da ONU em Nova York (2020).