IDDH

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Quem Somos

O Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos – IDDH – é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, criada em 2004 no Brasil, buscando ampliar o número de educadorxs e defensorxs de direitos humanos.

O IDDH possui status consultivo junto à ONU e é membro do Grupo de trabalho de ONGs para a Educação em Direitos Humanos das Nações Unidas.

Por uma educação para a cidadania e direitos humanos!

Para o IDDH, uma Educação para a Cidadania deve incluir características da educação para uma cidadania global, da educação em direitos humanos, da educação para a paz, da educação intercultural, da educação ativa, dentre outras formas de educação participativa e emancipatória.

De acordo com documentos nacionais e internacionais de direitos humanos, o direito humano à educação deve contemplar não apenas o acesso de todos/as à educação, mas também visa uma educação que promova o desenvolvimento humano. Ou seja, é necessário que se garanta conhecimento, mas também instrumentos e ferramentas para o uso ético, responsável e sustentável deste conhecimento no mundo.

Uma Educação para a Cidadania deve existir tanto na educação formal como não formal, ou seja, nas escolas do ensino básico até superior, nas ruas, nos movimentos sociais, nos meios de comunicação, nas empresas, nas instituições de justiça e segurança e para todos os funcionários públicos de um país. Com isso, é uma educação voltada para crianças, adolescentes e adultos, através de intervenções curriculares e extracurriculares, por vias convencionais e não convencionais.

A ideia principal é ter mais cidadãs/os que assumam papéis ativos na construção de um mundo mais igualitário, justo, pacífico e sustentável, tanto em suas vidas pessoais como na sociedade que vivem. As principais competências de uma Educação para a Cidadania são:

Missão

Promover a Educação para a cidadania como meio de diminuir desigualdades e fortalecer a democracia no Brasil.

Propósito

Promover uma educação para cidadania no Brasil.

O que queremos

Uma sociedade igualitária, pacífica, justa e sustentável para todas as pessoas no Brasil.

construção

A construção de uma identidade coletiva (local, regional e global) que transcenda diferenças individuais, culturais, religiosas, éticas, dentre outras.

conhecimentos

Conhecimento profundo de valores universais como justiça, paz, respeito, sustentabilidade e dignidade.

habilidades

Habilidades cognitivas para pensar de forma crítica, sistêmica e criativa.

cognitivas

Habilidades não cognitivas, incluindo habilidades sociais, como empatia e resolução de conflitos e habilidades de comunicação e interação social e cultural.

capacidades

Capacidades comportamentais para agir de forma colaborativa, social e ambientalmente sustentável e responsável.

IDDH 15 anos

Após 15 anos sempre buscando melhorar sua atuação em formação e incidência em direitos humanos, tanto em âmbito nacional como internacional, o IDDH se reinventou e aperfeiçoou suas práticas.

Para isso, ampliou suas atividades também para o mundo virtual, construindo plataformas participativas e dinâmicas a fim de melhor disseminar sua atuação para todas as regiões do Brasil.

Nos próximos cinco anos (2020-2025), o IDDH tem como principal objetivo aumentar o número de defensoras/es e educadoras/es em direitos humanos em todas as regiões do Brasil, por isso, desejamos:

a) Ampliar a rede de articulação para o advocacy nacional e internacional em direitos humanos: acreditamos que uma democracia é sustentada por uma sociedade civil bem informada e formada, que conhece seus direitos e tem ferramentas para defendê-los para si e/ou para os outros de forma coletiva e articulada.

b) Ampliar espaços de formação em direitos humanos e justiça social para jovens universitários: buscamos formar mais educadores/as e educandos/as mais sensíveis e conscientes de seu papel como agentes de transformação social. Educar em Direitos Humanos jovens lideranças é o foco da 4ª fase do plano de ação do Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos da ONU.