Exposição Olhares do Brasil

O que múltiplos Olhares do Brasil nos contam sobre os direitos humanos no nosso país? O Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH) organiza anualmente a Exposição Olhares do Brasil, com o objetivo de destacar o trabalho de artistas brasileiras/os/es que abordam em suas obras temas relacionados à saúde; orientação sexual e identidade de gênero; raça, discriminação e violência contra as mulheres; povos indígenas; meio ambiente; defensoras e defensores de direitos humanos; e mais.

O IDDH acredita na potência da arte como componente da Educação e Cultura em Direitos Humanos, essencial ao exercício da cidadania e para o pleno desenvolvimento humano. Ao reverberar nas pessoas, a arte produz um movimento. Com ela, contestamos, nos emocionamos, viajamos a lugares que nunca estivemos e abrimos os olhos para realidades que relutamos tanto em enxergar.

Por isso, compartilhamos aqui, na exposição virtual, diversos e múltiplos Olhares do Brasil. A exposição é um convite pra você refletir conosco, para reafirmarmos nossa luta pela contínua defesa dos direitos humanos.

Conheça a Exposição Olhares do Brasil

Para a Exposição de 2023, foram mais de 70 obras inscritas, de artistas entre 19 e 75 anos, provenientes de todas as regiões do Brasil. O objetivo era que as/os artistas relacionassem suas obras aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 17 obras foram selecionadas, uma de cada ODS, para ilustrar o VII Relatório Luz, elaborado pelo Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030 — grupo que monitora e avalia a implementação dos ODS no Brasil.

O VII Relatório Luz será lançado no segundo semestre de 2023, nacionalmente e em evento na ONU, quando ficará disponível para download no site oficial do IDDH e do GT SC para a Agenda 2030.

Para acessar o relatório de anos anteriores produzidos em parceria com o edital Olhares do Brasil, clique aqui.

Sobre as obras

O Olhares do Brasil cumpre o objetivo de divulgar artistas brasileiras/os/es que também trabalham para dar visibilidade à situação dos direitos humanos no país e e busca contemplar a pluralidade de olhares para temas tão sensíveis.

Nesta edição, foram mais de 70 obras inscritas, de artistas de todas as regiões do Brasil. Cada artista pôde inscrever sua obra para um ou mais Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), relacionando seu trabalho com as temáticas e metas dos ODS.

As 17 obras selecionadas para o VII Relatório Luz do GT SC Agenda 2030 misturam diferentes técnicas: desenho, diversos formatos de fotografia, colagem, aquarela, entre outros.

Realização:

Apoio:

Parceria: