Educar DH: encerrado ciclo de formação de orientadores pedagógicos da rede municipal de ensino de Joinville

Na ultima segunda-feira (25.04), encerramos o segundo modulo de formação da Oficina Educar Direitos Humanos, com 75 orientadores e orientadoras educacionais das escolas publicas da Rede Municipal, em Joinville.

13112464_10153418706141604_286773159_oO projeto Educar Direitos Humanos (Educar DH) é uma iniciativa do IDDH, em parceria com a Clinica de Direitos Humanos da Universidade da Região de Joinville (Univille) e com a Secretaria Municipal de Educação de Joinville, com apoio da Embaixada do Canada no Brasil. Seu objetivo é ampliar e fortalecer a educação em direitos humanos nas escolas da rede pública de ensino, impactando, por meio dos educadores, crianças e adolescentes de Joinville e região.

A metodologia de ensino do Educar DH foi desenvolvida pelo IDDH a partir de experiências já realizadas no Brasil e em outros países, tendo como base a aprendizagem em espiral, que parte das experiências dos participantes, passa pela troca de novas ideias, desafios e estratégias, até chegar na realização efetiva da ação.

O projeto é realizado em três etapas: 1) Oficinas de Direitos Humanos para formação dos educadores; 2) Implementação do Plano Individual; 3) Realização de Seminário para apresentação dos impactos e resultados. Em 2016, o Educar DH conta com a participação de 75 orientadores educacionais de escolas de ensino básico da rede municipal de ensino.

 

Ontem (25/04), foi encerrada a primeira etapa do projeto. Os 75 orientadores foram divididos em três grupos e trabalharam, em dois dias/módulos, o conceito de direitos humanos e de educação em direitos humanos, compartilharam suas experiências, os desafios que enfrentam diariamente, pensaram juntos em estratégias para superar esses desafios, além de pontuarem as mudanças necessárias, dentro e fora da escola, para a efetivação plena dos direitos humanos das crianças e adolescentes.

Cada orientador educacional irá, a partir de agora, desenvolver e implementar o Plano Individual, ou seja, uma ação específica de educação em direitos humanos dentro da escola, a partir da realidade de cada uma, de forma a impactar positivamente os alunos. e, assim, fortalecer a cultura em direitos humanos.

No segundo semestre de 2016, os resultados da implementação dos Planos Individuais serão apresentados em um Seminário de Educação em Direitos Humanos, cujo objetivo será compartilhar boas e inovadoras práticas, resultado das ações desenvolvidas pelos orientadores durante a execução do projeto.

Para mais informações sobre o Projeto Educar Direitos Humanos, entre em contato conosco via [email protected]