IDDH

educardh
Formação

Curso Anual de Direitos Humanos (CADH)

O Curso Anual de Direitos Humanos (CADH) é um curso avançado de abrangência nacional voltado à formação de profissionais, acadêmicos e representantes da sociedade civil nos mecanismos internacionais de proteção de direitos, como o Sistema Interamericano e o sistema da Organização das Nações Unidas.

O evento tem duração de seis dias e é custeado todos os anos pelas inscrições dos participantes, contando com o apoio de entidades parceiras. Desde sua primeira edição até hoje, o CADH já recebeu mais de 200 defensores de direitos humanos, de todas as regiões do Brasil, sendo 6% representados pela região norte, 17,7% pelo nordeste, 28,8 % do Centro-Oeste, 22,2% do Sul e 24,4% do Sudeste.

O CADH proporciona um ambiente de debate, troca de experiências e desafios que possibilita um aprofundamento teórico e uma formação sólida, por meio de atividades práticas na temática dos direitos humanos.

O curso já contou com diversos apoiadores e parceiros para a realização das suas atividades, tais como: Academy on Human Rights and Humanitarian Law/American University (Estados Unidos); Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa (Brasil); Fundação Ford (Estados Unidos); Fundação Friedrich Ebert (Alemanha); Instituto de Políticas Públicas em Direitos Humanos do MERCOSUL (Uruguai); Instituto Interamericano de Direitos Humanos – IIDH (Costa Rica); Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (Brasil); Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (Brasil); Universidade da Região de Joinville – Univille (Brasil); Universidade Federal de Santa Catarina (Brasil).

Ano de criação: 2006

Abrangência: Nacional

Apoiadores: Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Fundação Ford, ISHR, SDH (2013/2014).