III Seminário EducarDH

Ontem, 08/11, o IDDH promoveu o III Seminário Educar Direitos Humanos, com apoio da Secretaria de Educação de Joinville e da Faculdade CENSUPEG, no qual foi oficialmente lançada a Plataforma EducarDH, uma nova etapa o Projeto EducarDH, desenvolvido desde 2012 pelo IDDH e que este ano conta com o apoio da Perville e da BrazilFoundation.

 

A mesa cerimonial foi composta pela Coordenadora de Direitos Humanos e Educação do IDDH, Daniela Rosendo, pelo Secretário de Educação, Professor Roque Antônio Mattei, pela representante do Coletivo Ashanti de Mulheres Negras de Joinville, em parceria com o Movimento Negro Maria Laura, Ana Lúcia Martins e pelo Diretor Presidente do Grupo CENSUPEG, Prof. Msc. Sandro Albino Albano.

O evento contou com a palestra “Projeto Mulheres Inspiradoras: Educação para a Transformação Social”, da professora Gina Vieira Ponte, autora deste projeto que foi premiado nacional e internacionalmente e também se tornou uma política pública em favor da igualde de gênero no Distrito Federal, revelando-se como um caso de sucesso na promoção da Educação em Direitos Humanos.

A Plataforma EducarDH é uma plataforma virtual desenvolvida para educadores(as) que desejam incluir temas de cidadania e direitos humanos em suas práticas pedagógicas e realizar a Educação em Direitos Humanos – EDH.

Ela se divide em 2 ambientes nos quais o(a) usuário(a) tem acesso gratuito a: Formação Cidadania e EDH, composto por módulos temáticos com por vídeos, textos e infográficos que visam contribuir com a formação de educadoras(es) e desenvolver habilidades para trabalhar a cidadania e a Educação em Direitos Humanos da prática pedagógica de educadores(as) e ao Repositório EDH, um portal virtual colaborativo com práticas pedagógicas cadastradas por educadores(as) de todo o Brasil que desejam compartilhar suas experiências exitosas na inclusão de temas de cidadania e direitos humanos em suas salas de aula e outros espaços educativos.

Assim, o III Seminário EducarDH buscou a sensibilização e engajamento dos(as) professores(as), orientadores(as) educacionais, diretores(as) e demais educadores(as), além do poder público, sobre a inclusão de temas de cidadania e direitos humanos no ensino formal e popular e uso da Plataforma EducarDH para formação em DH e para compartilhamento de suas experiências.

Confira as fotos do evento:

 

 

Links interessantes:

Conheça o Projeto EducarDH

Conheça o projeto Falando seus Direitos

Cartilha Falando Seus Direitos

Encontro de Lideranças da BrazilFoundation