Plataforma EducarDH

O Projeto Educar Direitos Humanos (EducarDH), desenvolvido pelo IDDH, visa provocar uma mudança nas escolas públicas e privadas em Joinville, ampliando uma cultura de direitos humanos por meio da inclusão de temas de cidadania ética nas escolas. Assim, busca diminuir o bullying e a violência escolar, dialogando com projetos já existentes nas diversas escolas das redes, de combate à corrupção, drogas e sustentabilidade ambiental, por exemplo.

Para alcançar esse objetivo, o projeto desenvolve materiais e metodologias utilizados tanto para a formação e sensibilização de professoras(es), orientadoras(es) educacionais, coordenadoras(es) pedagógicos e educadoras(es) para a Educação em Direitos Humanos (EDH), quanto para a curricularização desses temas.

O projeto vem sendo desenvolvido desde 2010 e, ao longo desse tempo, já contou com a parceria da Clínica de Direitos Humanos da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE), da Secretaria Municipal de Educação de Joinville, da Embaixada do Canadá no Brasil, da BrazilFoundation e da Perville.

Em 2018, para poder formar mais educadoras(es) no tema de direitos humanos, assim como possibilitar um canal de compartilhamento de boas práticas em EDH,  o IDDH, com o apoio da Perville e da BrazilFoundation, desenvolveu a Plataforma EducarDH, uma plataforma virtual desenvolvida para educadoras(es) que desejam incluir temas de cidadania e direitos humanos em suas práticas pedagógicas e realizar a EDH.

Ela se divide em 2 ambientes nos quais a(o) usuária(o) tem acesso gratuito a: Formação Cidadania e EDH, composto por módulos temáticos com vídeos, textos e infográficos que visam contribuir com a formação de educadoras(es) e desenvolver habilidades para trabalhar a cidadania e a EDH na prática pedagógica de educadoras(es) e ao Repositório EDH, um portal virtual colaborativo com práticas pedagógicas cadastradas por educadoras(es) de todo o Brasil que desejam compartilhar suas experiências exitosas na inclusão de temas de cidadania e direitos humanos em suas salas de aula e outros espaços educativos.

A Plataforma Educar DH é intuitiva e simples de usar, mas se você desejar ajuda para fazer seu cadastro, login e aprender a utilizar todas as funcionalidades dela, assista ao tutorial abaixo ou acesse o tutorial em pdf.


Para saber mais sobre o Projeto EducarDH, clique aqui e acesse seu portfólio.https://iddh.org.br/wp-content/uploads/2019/03/Portfolio-EducarDH.pdf