Participamos da XI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente da cidade de Joinville, com o tema “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, ocorrida nos dias 04 e 05/09/2018. Foi um evento gratuito e aberto a todos(as) que realizaram inscrição, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, com a participação de Conselheiros/as de Direitos, Conselheiros/as Tutelares, professores/as, adolescentes e representantes de organizações que atuam na área.
Os objetivos da Conferência, eram: avaliar as ações desenvolvidas e propor novas ações para a implementação da
Política e do Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes; mobilizar os integrantes do Sistema de Garantia de Direitos – SGD, crianças, adolescentes e a sociedade para a construção de propostas voltadas para a afirmação do princípio da proteção integral de crianças e adolescentes nas políticas públicas, fortalecendo as estratégias/ações de enfrentamento às violências e considerando a diversidade; deliberar sobre a escolha dos delegados que participarão da XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança do Adolescente; e, deliberar e aprovar propostas para a XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.
No primeiro dia de Conferência, pela manhã houve a abertura do evento, com a formação da mesa de abertura, apresentações culturais de crianças e adolescentes, leitura e aprovação do Regimento Interno e terminou com a palestra “Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências”, realizada por Márcia Lopes.
Já no período da tarde, ocorreram as Oficinas, cujos temas foram preestabelecidos pelo CONANDA, nos seguinte eixos:
Eixo I: Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social;
Eixo II: Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes;
Eixo III: Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes;
Eixo IV: Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e
Adolescentes;
Eixo V: Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.
Essas Oficinas tiveram como objetivos discutir, avaliar e propor novas ações para a implementação da Política e do Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, além de fortalecer as estratégias e ações de enfrentamento às violências, considerando a diversidade, e deliberar e aprovar propostas para a XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente. Cada Oficina era responsável por apresentar 3 (três) propostas de ação (de mobilização, de implementação ou de monitoramento) referentes ao seu eixo temático.
Por meio da sua assessora de projetos, Suiany Zimermann Bail, o IDDH participou da Oficina do Eixo V: “Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes”, cujas propostas versaram, sobre: a sugestão de que todos os projetos de lei em tramitação na Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) passem por análise do CMDCA, antes mesmo da aprovação pelas Comissões Permanentes e Temáticas da CVJ; que sejam criados mais Conselhos Tutelares em Joinville, conforme orientação do CONANDA; que sejam fortalecidas e implementadas políticas públicas que assegurem as ações dos Conselhos Tutelares e de Direitos; que sejam promovidas campanhas informativas à população acerca da atuação dos Conselhos de Direitos e Conselhos Tutelares, contendo seus respectivos telefones de contato; que seja criada uma central de intérpretes de libras, à disposição dos serviços públicos e dos Conselhos; entre outros.
Por sua vez, na manhã do segundo e último dia do evento foi realizada a Plenária Final, na qual foram lidas, discutidas e aprovadas as propostas de ação dos 5 (cinco) eixos temáticos e eleitos os 4 (quatro) Delegados (e 4 suplementes) que participarão da XI Conferência Estadual dos Direitos da Criança do Adolescente, sendo 1 conselheiro(a) de direito governamental; 1 conselheiro(a) de direito não governamental; 1 adolescente; e 1 representante de Conselheiros(as) Tutelares, Movimentos Sociais, Sistema de Justiça ou Rede de Atendimento.
Importa ressaltar que o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Joinville é um documento que estabelece políticas públicas que devem ser implementadas no município, no período de dez anos (2017-2027), com a finalidade de garantir os direitos das crianças e adolescentes, elencados especialmente nos textos da Constituição Federal de 1988 e no Estatuto da Criança e do Adolescente, além dos compromissos firmados pelo Estado brasileiro no âmbito internacional.
Ele começou a ser elaborado em 2016, em conformidade com a Resolução nº 171 de 2014 do CONANDA e considerando os princípios e as diretrizes da Política Nacional de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. A Coordenadora de Direitos Humanos e Educação do IDDH, Daniela Rosendo, atuou como Coordenadora da Comissão Intersetorial para Discussão e Elaboração do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Joinville/SC.
Para saber mais sobre a atuação do IDDH na construção desse importante documento, acesse os seguintes posts:
Audiência pública do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Joinville/SC
CONVITE: Audiência Pública sobre Plano Decenal de DHs de Crianças e Adolescentes em Joinville
0 resposta
Gostaria de ter conhecimento sobre as deliberações da XI Conferência Municipal do CMDCA, que remete a todos os eixo proposta para a realização do evento.
Importante conhecermos as necessidades de algumas regiões do nosso País, e assim fortalecermos nossos objetivos.
Boa tarde, Walcimara. Não temos em nossos arquivos todas as deliberações da XI Conferência Municipal do CMDCA, mas segue contato do CMDCA de Joinville, que pode lhe fornecer as informações desejadas: telefone (47) 3432-8544; email [email protected]; site https://www.joinville.sc.gov.br/institucional/cmdca/.