Semana de Ação Mundial abre inscrições para mobilização em defesa do novo Plano Nacional de Educação com ousadia e sem retrocessos

De 09 a 16 de junho, evento vai mobilizar milhares de pessoas em todo o país; site está no ar!

A nova edição da Semana de Ação Mundial (SAM), que vai acontecer de 09 a 16 de junho, vai mobilizar milhares de pessoas, em todo o Brasil, para defender um novo Plano Nacional de Educação (PNE 2025-2035) que seja condizente com o direito à educação. 

A SAM é uma iniciativa realizada simultaneamente em mais de 120 países, desde 2003, com o objetivo de informar e engajar a população em prol do direito à educação, de diversas maneiras. De 2003 a 2025, a Semana já mobilizou mais de 102 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo cerca de 2,6 milhões de pessoas apenas no Brasil.

Neste ano, a luta da SAM é pelo PNE com ousadia e sem retrocessos, tendo como base o documento final aprovado na Conferência Nacional de Educação (Conae) 2024, para garantir uma educação pública de qualidade a todas as pessoas no território brasileiro.

Prazo de inscrições: 01/05.

Inscreva-se na SAM 2025!

A SAM acontece por meio de atividades autogestionadas (ou seja, cada um faz a sua, de acordo com seu contexto!) em praças, escolas, centros comunitários, nas ruas, em audiências públicas, reuniões na internet, entre outros. 

Qualquer pessoa que queira refletir e se engajar pelo direito à educação pode participar. 

Os inscritos para realizar atividades da SAM vão receber um resumo do Manual da SAM 2025 impresso. O Manual, na íntegra, ficará disponível online gratuitamente para todas as pessoas.

O slogan da SAM 2025 é “PNE na boca do povo com participação: Queremos nos ver no Plano Nacional de Educação!”

Realização

A realização da SAM é da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, com seu Comitê Diretivo e o Comitê Técnico da SAM. O apoio é da Campanha Global pela Educação e do Malala Fund.