Saiba como foi a 50ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU

Chegou ao fim, a 50ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas ocorreu entre os dias 13 de Junho a 08 de Julho de 2022. Confira a seguir a participação do Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos – IDDH:

No Item 3, sobre Promoção e proteção de todos os Direitos Humanos: direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais, incluindo o direito ao desenvolvimento, o Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos – IDDH, juntamente com outras organizações de diversos países, co-patrocinou a manifestação da International Organization for the Right to Education and Freedom of Education (OIDEL), que tratou dos impactos da digitalização da educação, destacando o importante papel de mães e pais, comunidades, escolas e famílias na concepção de estratégias e políticas educacionais digitais. Confira o vídeo aqui a partir do minuto 02:37:47.

O IDDH também co-patrocinou a declaração submetida ao Conselho de Direitos Humanos para a renovação do mandato do “Expert Independente sobre Violência de Gênero, Sr. Victor Madrigal-Borloz. O mandato foi renovado durante a sessão com 23 votos a favor, 17 contrários e 7 abstenções. O vídeo da votação pode ser conferida neste link aqui.

Ainda, destaca-se a fala realizada pela Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet (ao minuto 51:16) no Item 1 desta Sessão, que salientou a preocupação com o Brasil no tocante às ameaças voltadas a ambientalistas, defensoras/es de direitos humanos e povos indígenas, com os casos recentes de violência policial e racismo estrutural no país e com a violência política contra afrodescendentes, mulheres e pessoas LGBTQIA+, tendo em vista a proximidade das eleições de outubro.