IDDH

educardh
RPU

Roda de diálogos com Embaixadas

Neste dia 07 de dezembro o Coletivo RPU Brasil participou de uma roda de diálogos (online), organizada pelas Embaixadas do Canadá e da Noruega no Brasil.

Estiveram presentes 16 entidades integrantes do Coletivo RPU Brasil e também representantes das Embaixadas da Austrália, do Canadá (co-host), do Chile, da Dinamarca, dos Estados Unidos da América, da Noruega (co-host), da Nova Zelândia, dos Países Baixos e da Suécia.

O Ministro Conselheiro do Canadá no Brasil, Sr. Juan-Pablo Valdes, abriu o evento. Na sequência, Fernanda Lapa, Coordenadora do IDDH, apresentou o Coletivo RPU Brasil e o recém-lançado Relatório da Revisão Periódica Universal dos Direitos Humanos no Contexto da Covid-19. Ressaltou o panorama geral dos direitos humanos em nosso país. Resultado de crise generalizada agravada com a EC 95/2016 e que, com a chegada da pandemia de Covid-19, apronfundou ainda mais o cenário de violações de direitos humanos.

Na sequência, membras/os do Coletivo apresentaram sobre os dados trazidos pelo Relatório e sua contextualização, em 3 grandes temas:

a) Povos indígenas e meio ambiente: Apresentado pelo Paulino Montejo, da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – Apib;

b) Gênero e racismo: Apresentado pela Maíra Moreira, da Terra de Direitos; e,

c) Defensoras/es de DH e liberdade de expressão: Apresentado pelo Antônio Neto, da Justiça Global.

Após as apresentações gerais, ocorreu um momento de troca num bloco de perguntas e respostas. Nesta oportunidade, as entidades: ABGLT; Terra de Direitos; Apib e Justiça Global dialogaram a partir de questões levantadas por algumas Embaixadas.

Estiveram presentes as seguintes entidades do Coletivo RPU Brasil:

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – Apib

Articulação para o Monitoramento dos DH no Brasil

Artigo 19

Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos – ABGLT

Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS – ABIA

CDES Direitos Humanos

Centro de Educação e Assessoramento Popular – CEAP

CLADEM

Gestos

Iepé –  Instituto de Pesquisa e Formação Indígena

Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos – IDDH

Instituto Migrações e Direitos Humanos – IMDH

Justiça Global

Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH

Rede de Cooperação Amazônica – RCA

Terra de Direitos