Raízes da humanidade, de Nat Grego

Para ilustrar a capa do relatório intitulado “Povos Indígenas e Meio Ambiente”, a obra selecionada foi “Raízes da Humanidade”, de Nat Grego. Com o desejo de expressar a conexão profunda e essencial que o ser humano tem com a natureza que o cerca, a artista produziu a obra.

Grego traz em sua composição a necessidade de preservar toda a vida que habita o planeta, em todas as suas dimensões e complexidades, para que seja possível preservar a vida e o futuro como sociedade. Por isso, a obra alerta o não esquecimento de que as raízes da humanidade estão na natureza.

Para a produção e obtenção do resultado esperado a artista uniu diversas técnicas como aquarela, lápis de cor, giz pastel e ajustes de cores no Adobe Photoshop. A artista afirma ainda que as técnicas escolhidas variam de acordo com cada trabalho desenvolvido.

Nat Grego sempre gostou de desenhar, pintar, criar histórias e objetos, mas não pensava que isso poderia ser tornar um trabalho. O despertar para enxergar a arte como um caminho de vida foi durante uma oficina de grafite no Ensino Médio.

Atualmente, aos 22 anos, é ilustradora e animadora, formada em Cinema de Animação pela FAAP e trabalha criando livros ilustrados e peças audiovisuais. Acredita que grandes mudanças são urgentes para alterar os caminhos da humanidade, e que para isso é preciso compromisso coletivo com a natureza, com a diversidade e com a coragem.

Seu portfólio está disponível aqui ou em suas redes sociais.

Olhares do Brasil

Promovido pelo Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH), o edital Olhares do Brasil selecionou 10 obras de artistas brasileiros/as para ilustrar as capas de relatórios sobre direitos humanos no país, que serão apresentados em Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em 2022.

Sob a coordenação do IDDH, os documentos foram elaborados pelo Coletivo RPU Brasil — coalizão que reúne mais de 30 organizações/redes que monitoram os direitos humanos no país através de um mecanismo da ONU chamado Revisão Periódica Universal (RPU).

Dentre os assuntos trabalhados nos relatórios estão: saúde sexual e reprodutiva, orientação sexual e identidade de gênero, discriminação contra as mulheres, violência contra as mulheres, liberdade religiosa, povos indígenas, meio ambiente e mais.