Novo curso “Agenda 2030: juventudes nos territórios” está com inscrições abertas

Em 2024, o IDDH completa 20 anos com muitas novidades. A primeira delas já está no ar: estão abertas as inscrições para o curso “Agenda 2030: juventudes nos territórios”, uma nova formação, voltada exclusivamente para jovens (18 a 29 anos) defensoras/es de direitos humanos das cinco regiões do país.

 

O curso tem como objetivo oferecer conhecimento teórico-prático para jovens defensoras/es dos direitos humanos, prioritariamente atuantes em organizações com incidência política para implementar a Agenda 2030 em nível municipal. 

 

Seguindo a metodologia “Jeito Educar do IDDH”, a formação contará com três módulos: Conhecer, Articular e Incidir.

 

O Módulo Conhecer será online, assíncrono, via Plataforma EducarDH. Nesta etapa, serão formadas/os 300  jovens defensoras/es de direitos humanos – 60 vagas por região. Seu conteúdo será introdutório sobre a história da A2030, princípios, objetivos, metas e indicadores e as principais instâncias internacionais a ela relacionadas.

 

O Módulo Articular será online, síncrono, via Plataforma EducarDH. Nesta etapa, 75 jovens defensoras/es de direitos humanos – 15 vagas por região –, que concluíram o Módulo Conhecer, serão selecionadas/os para desenvolverem propostas de implementação da Agenda 2030. As/Os jovens serão divididas/os em webinários regionais, cujo objetivo será discutir e aprofundar os desafios e oportunidades para a implementação dos ODS a partir do contexto de cada região. 

 

O Módulo Incidir será presencial e acontecerá em Brasília. Neste módulo, 15  jovens defensoras/es de direitos humanos – 3 vagas por região –, que concluíram o Módulo Articular, serão selecionadas/os para discutirem suas propostas com diferentes stakeholders (atores estratégicos) públicos, da sociedade civil, acadêmicos e parlamentares de seus municípios/regiões. Para tanto, nesta etapa da formação, o foco será em ações práticas de advocacy e oficinas de incidência.

 

Esta formação conta com o apoio da União Europeia via projeto Agenda 2030: juventudes nos territórios, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos – IDDH, pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação e pelo Gestos – Soropositividade, Comunicação e Gênero, com apoio da União Europeia.

Público-alvo: jovens defensoras/es de direitos humanos, com idade entre 18 e 29 anos, das cinco regiões do país.

 

Processo seletivo e critérios da bolsa:

A seleção será feita por meio de inscrições regionais, com priorização de jovens negras/os, quilombolas, indígenas, mulheres, LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, e/ou vivendo com HIV e AIDS.  A fim de garantir a distribuição igualitária entre as cinco regiões do país, a seleção das 60 pessoas de cada região será feita em dois momentos, da seguinte forma:

  1. O processo seletivo iniciará com a verificação se as/os inscritas preenchem todos os critérios da bolsa: juventude, idade entre 18 e 29 anos até a conclusão da formação e estar de acordo com os termos e compromissos da formação;
  2. Em segundo momento, as vagas serão direcionadas preferencialmente para as pessoas que preenchem os critérios de representatividade: pessoas negras e afrodescendentes; quilombolas; indígenas; mulheres; LGBTQIA+; pessoas com deficiência; pessoas vivendo com HIV e AIDS.

Entre a seleção de pessoas a partir do critério de representatividade, terão preferência aquelas que somarem maior representatividade.

Após aplicação destes filtros, os critérios serão: 1. Realização da inscrição vinculada a uma OSC ou movimento social; 2. Participação/intervenção política comprovada que se relacione aos ODS (sem que isso denote qualquer expertise); 3. Motivações e intenções em aplicar o conteúdo da formação para implementar os ODS em seu território.

O processo de seleção será realizado pelo equipe de tutoria do IDDH, durante o período de 13/03 até 14/04, e confirmada pela equipe de formação. As/os inscritas/os serão notificadas/os da seleção através do e-mail informado no formulário. Essas/es deverão responder a mensagem e confirmar o interesse em realizar o curso para, então, garantir a vaga na formação. A partir disso, o módulo Conhecer acontecerá entre 1° de maio até 31/05.

 

A seleção será realizada por meio do Google Forms, neste link

 

Dúvidas frequentes:

Como faço minha inscrição para formação?

As inscrições são gratuitas, basta preencher o formulário de participação (acima) conforme a região do Brasil que você reside (Centro Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste ou Sul).

 

Qual o prazo de inscrição? 

As inscrições estarão abertas até dia 14/04. O resultado da seleção será divulgado a partir de 17/04.

 

Qual o período de realização para o módulo Conhecer? 

O módulo Conhecer estará disponível,  de forma completamente online e assíncrona (isto é, sem horário fixo para aulas, você poderá realizá-lo em seu próprio ritmo, conforme sua disponibilidade) durante 4 semanas, entre 1° de maio até 31/05.

 

Preenchendo o formulário eu garanto minha vaga? 

Não, o formulário serve como veículo para seleção das/os participantes do curso. Ou seja, ao preenchê-lo, você estará participando do processo de seleção para participar da formação e, ao finalizar este período, será notificada/o por e-mail se foi selecionada/o ou não.

 

Este formulário é para solicitação de bolsa nos três módulos ou somente no primeiro? 

Este formulário refere-se apenas ao primeiro módulo (Conhecer). A seleção das demais etapas da formação serão realizadas a partir das atividades de cada módulo.

OBS: Concluir o módulo Conhecer do curso Agenda 2030: juventudes nos territórios é requisito obrigatório para participar dos demais módulos, assim como finalizar o módulo Articular é essencial para poder ser selecionada/o para o módulo Incidir

 

Em que consiste a bolsa? 

É uma bolsa gratuita para custear 100% de sua formação. Portanto, caso você preencha os requisitos e seja selecionada/o, não precisará pagar qualquer valor pelo curso. Por ser uma bolsa gratuita, não gera obrigação de pagamento e/ou recebimento de qualquer valor por parte do IDDH e da/o bolsista.

As pessoas selecionadas no módulo Incidir (presencial em Brasília) poderão contar com uma ajuda de custos para passagem aérea e diária. 

 

Quais ferramentas eu preciso para participar da formação?

Para cumprir com a formação online e conseguir utilizar os instrumentos digitais do curso, será necessário possuir condições de acesso à internet e a computador ou celular, além de disponibilizar tempo de qualidade para dedicação às atividades durante as quatro semanas da formação.