MERCOSUL aprova construção de diretrizes de educação em direitos humanos

Foi realizada no dia 6 de julho, a XXVI RAADH – Reunião de Altas Autoridades em Direitos Humanos do MERCOSUL, no Palácio do Itamaraty, em Brasília.

A RAADH é um espaço do MERCOSUL onde que Ministros de Direitos Humanos dos países do bloco compartilham suas experiências nacionais em matéria de direitos humanos e, em conjunto, discutem temas sensíveis à região.

Foram debatidos temas como direitos das pessoas afrodescendentes, redução da maioridade penal no Brasil, problema da medicalização de crianças e adolescentes, direitos das pessoas LGBT, direito à memória e à verdade.

Desde 2013, o IDDH vem articulando com outras organizações regionais uma campanha para a elaboração de um plano de educação em direitos humanos para o MERCOSUL.

Após dois anos foi aprovada por unanimidade por todos os Estados membros e associados do MERCOSUL a proposta de decisão a ser enviada ao Conselho do Mercado Comum (CMC) para a construção das Diretrizes Regionais para uma Política de Educação e Cultura em Direitos Humanos no MERCOSUL.

Após a aprovação da decisão no âmbito do CMC o próximo passo será a construção dessa política pela Comissão Permanente de Educação e Cultura em Direitos Humanos da RAADH.

Participe do processo dando suas contribuições através de nosso site ou presencialmente durante a Cúpula Social do MERCOSUL, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de julho, em Brasília.

Maiores informações: [email protected]

Foto
Foto IPPDH