Marianita Scheuer Pereira

Marianita Scheuer Pereira é licenciada em pedagogia, com especialização em educação, psicopedagogia clínica/ institucional e psicodrama. Iniciou sua carreira em 1981 e trabalhou por quase 30 anos em instituições de ensino da rede pública  e privada. Aposentou-se em 2018, quando ocupava o cargo de Orientadora Educacional na Secretaria Municipal de Educação de Joinville.

Sua atuação profissional sempre foi dirigida à construção da cidadania ativa das/os estudantes!  

Tudo começou na década de 90, quando Marianita teve a oportunidade de trabalhar pela Prefeitura Municipal de Campinas, prestando serviços numa instituição que atendia crianças, adolescentes e familiares por meio de intervenções focadas na educação não formal, e que hoje integra a rede socioassistencial do município nos bairros Santa Mônica e São Marcos, reconhecidamente carentes. Este trabalho também contava com a participação da comunidade, de ONGs, de pesquisadores e professoras/es da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e outras instituições, que, de maneira integrada, tinham o propósito de mudar a realidade daqueles locais a partir de uma educação transformadora e voltada ao exercício da cidadania.

Esta experiência foi fundamental construir sua confiança no trabalho em rede, na crença de que a interdisciplinaridade e a intersetorialidade favorecem uma visão ampliada do processo educacional que é essencial para  a consolidação de uma educação integral.

Ao longo de sua trajetória profissional, Marianita também concluiu que a promoção de políticas públicas figura como um instrumento determinante para avançar neste propósito e, por isso, nos últimos anos, em Joinville, participou ativamente da construção destas ações como membra do Conselho Municipal de Educação (CME – 2017-2018), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA – 2016-2018), no Fórum Municipal de Educação, na Comissão Intersetoral para discussão e elaboração do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente (2017/2027), e na Comissão Intersetorial responsável pela elaboração do Plano de Atendimento Socioeducativo do município.

Como Orientadora Educacional na Secretaria de Educação de Joinville, Marianita foi responsável por viabilizar a execução de vários projetos, dentre os quais esteve o Educar Direitos Humanos (EducarDH), desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento e Direito Humanos (IDDH) em parceria com a Clínica de Direitos Humanos da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e o município.

A iniciativa visava ampliar a cultura da cidadania ativa por meio da educação em direitos humanos (EDH), a partir de um trabalho de formação e sensibilização de professoras/es e orientadoras/es educacionais, coordenadoras/es pedagógicas/os e educadoras/es. 

Esta experiência lhe possibilitou se conectar ao universo dos direitos humanos e reconhecê-los como peças indispensáveis à promoção de uma sociedade boa para todas/os. Este objetivo, segundo Marianita, passa por investir na educação em todas as suas dimensões, desenvolvendo os valores necessários à tomada de consciência, que é o caminho para uma sociedade mais equânime.

A educação e a educação em direitos humanos são, assim, instrumentos imprescindíveis para que todos tenham a oportunidade desenvolver seu potencial humano e viver com dignidade.