IDDH

educardh
Sem categoria

Lançamento Edital Olhares do Brasil

O Instituto Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH), lança o Edital Olhares do Brasil, o qual possui o objetivo de divulgar artistas brasileiras/os que apresentam temas relacionados a Direito Humano em suas obras. 

Em parceria com o Grupo de Trabalho da Sociedade Civil para a Agenda 2030, o edital selecionará 17 obras para ilustrar as páginas do VII Relatório Luz, que será exibido no Fórum Político de Alto Nível Sobre Desenvolvimento Sustentável da ONU, em 2023, e visa denunciar aprofundamentos das violações de direitos humanos.

Além da apresentação na ONU, o relatório também ficará disponível para download no site oficial do IDDH e do GT SC para a Agenda 2030. As inscrições para o edital Olhares do Brasil são gratuitas e podem ser feitas através do formulário de inscrição, até o dia 06 de novembro 2022. 

Acesse o edital Olhares do Brasil completo aqui.

Errata 01/11/2022 – Prorrogação de prazo

Acesse o formulário de inscrição aqui.

A divulgação das obras e artistas selecionadas/os será feita no dia 10 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Perguntas frequentes sobre o edital Olhares do Brasil

Qualquer pessoa pode participar deste edital?

Sim, qualquer artista brasileira/o, independente da idade, localidade, raça, gênero e crença, pode se inscrever no Edital. Pessoas que participaram do edital em anos anteriores não estão impedidas de inscrever novas obras.

Como e até quando posso fazer minha inscrição?

As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo formulário de inscrição (acima) até o dia 06 de novembro de 2022.

Por onde, e em qual formato, devo enviar a arte que produzi?

A arte deve ser enviada exclusivamente pelo formulário de inscrição (acima).  Não há restrição quanto às técnicas e linguagens artísticas, mas é importante atentar-se que as obras serão compartilhadas em formatos de página A4 (21cm X 29,7 cm), na vertical. Além disso, como o material será impresso, obras com algum tipo de movimento não serão contempladas pelo edital. 

Posso enviar mais de uma obra?

Não. A fim de abranger maior representatividade e garantir mais oportunidade às/aos participantes, cada artista pode inscrever apenas uma obra neste edital. 

Posso selecionar mais de um tema de DH para minha obra?

Sim. No formulário de inscrição, você encontra um campo disponível para indicar os três ODS que mais dialogam com a arte inscrita e outros espaços específicos para discorrer sobre a relação dessa com os Direitos Humanos.

Quais são os benefícios oferecidos?

1. Divulgação da obra nos canais de comunicação do IDDH e do GT SC Agenda 2030 (newsletter, redes sociais, grupos de participantes, etc);

2. Publicação da obra no blog do IDDH;

3. Divulgação da obra no Relatório Luz de 2023. Lançado em âmbitos nacional e internacional 

4. Divulgação, após o processo de seleção, na imprensa nacional;

5. Gratificação simbólica no valor de R$ 500,00; e

6. Recebimento do Relatório impresso.

Dúvidas e mais informações: não conseguiu tirar sua dúvida por aqui? Envie uma mensagem para editais@iddh.org.br.