II Congresso Internacional de Comunicação e Educação

Neste dia 12/11 a Conselheira Executiva do IDDH, Fernanda Brandão Lapa, participou do II Congresso Internacional de Educação e Comunicação. Sua participação se deu no Painel 04, intitulado “A Mídia-educação e a educomunicação nos planos de educação em direitos humanos, no Brasil e no mundo”. Este painel destinou-se a discutir a mobilização da mídia-educação e da educomunicação para a implementação de políticas públicas para a educação em direitos humanos no Brasil e no exterior. O Painel abordou os esforços para definir políticas públicas de Educação em Direitos Humanos (EDH) nos âmbitos local, regional, nacional e global.

O Painel 04 foi coordenado por Maria Célia Giudicissi Rehder – ABPEducom, São Paulo, SP, teve como participantes: Francisca Rodrigues de Oliveira Pini – Instituto Paulo Freire. São Paulo, SP; Maria Nazareth Cupertino – CONDEPE – Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Humana. São Paulo, SP; Fernanda Brandão Lapa – IDDH – Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos. Joinville, SC; Mário Volpi – Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF. Brasília, DF; Fábio Rogério Nepomuceno – EMEF Luiz David Sobrinho, São Paulo – SP e Janaina Soares Gallo – NCE/USP. Já a Relatoria ficou por conta de Raíra Torrico, USP. São Paulo, SP.

Em sua fala, Fernanda teve o objetivo de apresentar resposta para duas questões: 1. Por que a Educação em Direitos Humanos é parte integrante do direito humano à educação?, e 2. Como as políticas públicas de EDH foram construídas no Brasil?

Confira essa participação no vídeo abaixo: