IDDH lança edital ECOAR

O Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH) lança o edital ECOAR, que selecionará 5 defensoras/es de direitos humanos para vivenciarem atividades práticas de advocacy durante a 49ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, entre fevereiro e março de 2022. “Incidência ou advocacy é o ato de defender e argumentar em favor de uma causa, influenciando leis, políticas públicas e decisões que atendam ao interesse público. Nosso objetivo com o ECOAR é auxiliar  defensoras e defensores de direitos humanos do Brasil a alcançarem pessoas e espaços estratégicos no cenário internacional para provocarem mudanças internas na defesa e promoção dos direitos humanos no país”, explica Fernanda Brandão Lapa, co-fundadora do IDDH.

Durante a estadia em Genebra, serão realizadas atividades como: acompanhamento das reuniões da Sessão (debates gerais, diálogos interativos e painéis), participação em eventos paralelos, encontros e diálogos com outras ONGs e Missões Permanentes.

Podem participar do processo de seleção participantes que já concluíram alguma edição do Curso de Advocacy Internacional ministrado pelo IDDH, ou que estiverem participando do curso no período das inscrições. “Vamos selecionar um/a representante de cada região. Na primeira etapa, participantes serão avaliadas/os pelas respostas do formulário de inscrição e pelo projeto inscrito, que deverá abordar quais os principais direitos humanos ou grupos afetados são tema do projeto de advocacy. Na segunda etapa, a banca avaliadora analisará um vídeo de cada candidata/o”, conta Fernanda.

A divulgação das pessoas selecionadas será feita no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Acesse o edital ECOAR completo aqui.

Acesse o formulário de inscrição aqui.

Perguntas frequentes sobre o edital ECOAR

Qual o prazo para as inscrições?

O edital ECOAR estará disponível entre os dias 8 de setembro e 15 de outubro no site do IDDH. No dia 18 de outubro, as/os avaliadoras/es receberão os projetos inscritos e no dia 16 de novembro as pessoas finalistas serão informadas. A divulgação das cinco pessoas selecionadas será feita no dia 10 de dezembro.

Quem pode participar do processo de seleção?

Podem participar do processo de seleção participantes que já concluíram alguma edição do Curso de Advocacy Internacional ministrado pelo IDDH ou que estiverem participando do curso no período das inscrições.

Quais são os pré-requisitos para participar?

Além do item acima, para participar é preciso:

– Estar completamente vacinada/o contra a Covid-19 até a seleção dos finalistas de cada região (16 de novembro de 2021). Será necessário apresentar comprovante de agendamento ou certificado de imunização.

– Possuir um passaporte Brasileiro válido até, pelo menos, agosto de 2022.

– Ter disponibilidade para viajar a Genebra durante, aproximadamente, 6 dias entre fevereiro e março 2022 (data exata pendente de confirmação).

– Se for selecionada/o, comprometer-se com a agenda e eventos organizados pelo IDDH durante a estadia em Genebra.

– Representar uma entidade que ainda não possui status consultivo junto ao ECOSOC/ONU.

O que é preciso para participar?

Para concluir a inscrição a/o candidata/o deve preencher o formulário (link), enviar o projeto escrito em PDF e um vídeo de apresentação, conforme orientações do edital.

Quais são as etapas do processo de seleção?

Após o recebimento dos materiais, até o dia 15 de outubro, são duas etapas de seleção:

– Etapa 1: avaliação das respostas do formulário e do projeto escrito que selecionará dois finalistas de cada região.

– Etapa 2: avaliação dos vídeos dos candidatos que definirá as/os 5 selecionados.

Quais são os benefícios oferecidos?

O IDDH está oferecendo 5 (cinco) bolsas com os seguintes benefícios: 

– Passagens ida e volta da cidade de origem (no Brasil) até Genebra;

– Estadia e transporte local para as atividades em Genebra; e,

– Ajuda de custos diária (valor a ser definido)

Existe um modelo de projeto escrito a ser seguido?

Não. O projeto escrito precisa contemplar os dois itens que estão no edital: a) Descrição de quais os principais direitos humanos ou grupos afetados que são tema do projeto. b) Descrição de como pretende executar seu projeto em Genebra.

Você pode, por exemplo, dividir os dois tópicos acima em um texto geral. O importante, além dos dois itens, é que você compartilhe suas expectativas, como pretende se planejar, seus resultados esperados etc.

Como o vídeo pode ser enviado?

A segunda etapa do edital ECOAR será a avaliação de um vídeo de cada candidato. Para isso, o vídeo deverá ser encaminhado para o email [email protected] até a data final das inscrições, 15/10/2021. Sugerimos o compartilhamento pelo drive ou a utilização do WeTtransfer. Veja aqui um tutorial sobre como fazer o envio.

Já existe uma agenda de atividades que serão realizadas na viagem?

Ainda não. Após a seleção das 5 pessoas, vamos organizar reuniões e oficinas para entender em quais espaços conseguiremos incidir e quais são as expectativas de cada participante.

É preciso saber falar inglês para participar?

Não é necessário. A ONU possui seis línguas oficiais: inglês, francês, espanhol, russo, chinês e árabe. Então é importante estar ciente que grande parte dos encontros, manifestações e outras ações acontecem em algum desses idiomas. Durante a participação, você contará com o apoio das demais pessoas selecionadas e da equipe do IDDH para se comunicar.

Ainda não tenho passaporte. O que devo fazer?

Neste caso, vamos analisar cada caso isoladamente, por questões de prazo e possíveis atrasos por causa da pandemia da Covid-19, por exemplo. Para garantir que você terá o passaporte, sugerimos que dê entrada no processo para emissão o quanto antes e nos envie comprovante de agendamento e previsão de entrega do documento.

Como obter o certificado de Vacinação COVID-19?

O Ministério da Saúde disponibiliza o certificado por meio do Conecte SUS Cidadão. O documento é liberado após o ciclo vacinal estar completo. 

Dúvidas e mais informações

Não conseguiu tirar sua dúvida por aqui? Envie uma mensagem para [email protected]. Você também pode conferir nosso vídeo explicando mais sobre o edital!

Apoio