IDDH celebra 20 Anos de atuação com foco na Educação em Direitos Humanos

Realizamos formações e impulsionamos redes de articulação para ampliar o número de educadoras/es e defensoras/es dos Direitos Humanos no Brasil

Em 2024, o Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH) comemora 20 anos dedicados à Educação em Direitos Humanos (EDH). Não à toa escolhemos focar na EDH: acreditamos que ela é uma estratégia crucial para descentralizar a incidência política nacional e internacional, fortalecendo, assim, a democracia e ampliar o espaço cívico.

“Descentralizar significa democratizar, fortalecer e ampliar a participação da sociedade civil brasileira e latino-americana para atuar de forma qualificada nos mecanismos de Direitos Humanos das Nações Unidas”

Fernanda Lapa, diretora executiva do IDDH. 

Para alcançar tal missão, orientamos nosso trabalho pelo Jeito Educar do IDDH, composto por três frentes complementares:

  1. Formações e Pesquisa 

Compartilhamos conhecimentos e ferramentas para que defensoras/es dos Direitos Humanos e profissionais dos sistemas de justiça possam acessar e atuar nos mecanismos de proteção dos Direitos Humanos do sistema ONU.

  1. Articulação 

Impulsionamos a Rede de Advocacy Internacional (RAI) e sua divisão Jovem (RAIJ), que reúne defensoras/es dos Direitos Humanos, para compartilhar informações e oportunidades relacionadas ao advocacy internacional.

  1. Incidência

Participamos ativamente de articulações políticas, como o Coletivo RPU Brasil e Colectivo EPU América del Sur, e desenvolvemos a Plataforma IndexDH, que disponibiliza em português mais de 2.000 recomendações feitas ao Brasil pelos mecanismos de Direitos Humanos da ONU.

“Desde sua fundação em 2004, o IDDH se destaca por criar uma rede sólida de defensoras/es dos direitos humanos. Investimos na capacitação de defensores/as jovens e adultos e no fortalecimento de coalizões da sociedade civil, garantindo que diversas comunidades pelo país estejam equipadas para promover e proteger os direitos humanos”. 

Suiany Zimermann, coordenadora do IDDH.

Em 2022, alinhados ao Plano Mundial De Educação Em Direitos Humanos (PMEDH), centramos nossas capacitações nas juventudes das cinco regiões do Brasil, e desde então contamos com a participação de 650 jovens. Já em 2023, passamos a integrar a Comissão Nacional de Políticas Educacionais de Direitos Humanos (CNPEDH) do Ministério da Educação (MEC), um dos principais órgãos de consulta do Estado para o tema de EDH.

Em junho de 2024, convidamos toda a sociedade a celebrar conosco este importante marco da nossa história. Para isso, lançaremos em nosso seminário 20 anos IDDH, três relatórios especiais que destacam nossa trajetória e os impactos alcançados:

Relatório de Atividades 20 Anos
Este relatório tem como objetivo reunir as principais conquistas do Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH) ao longo de suas duas décadas de existência. Desde sua fundação, o IDDH tem sido um participante ativo na agenda de Educação em Direitos Humanos (EDH) em níveis local, nacional, regional e global. Ao capacitar defensoras/es de direitos humanos, jovens e atores dos sistemas de justiça, buscamos contribuir para o monitoramento e avanço de todos os direitos humanos em nossos territórios. Este documento reflete nosso compromisso contínuo com os direitos humanos e destaca as conquistas alcançadas em cada uma de nossas áreas de atuação, em harmonia com os princípios fundamentais do Jeito Educar do IDDH.

Relatório Index
Neste relatório, são apresentadas as etapas e principais achados da pesquisa desenvolvida pelo IDDH para orientar a criação da Plataforma IndexDH Brasil e o desenvolvimento do website da ferramenta. Buscando ampliar o acesso ao conhecimento e à informação sobre as recomendações internacionais de direitos humanos recebidas pelo Estado Brasileiro nas Nações Unidas, o Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH) criou a Plataforma IndexDH Brasil. Esta ferramenta digital é uma base de dados navegável que reúne todas as recomendações sugeridas por especialistas nos Órgãos de Tratados e Procedimentos Especiais e por Estados na Revisão Periódica Universal (RPU), organizadas de acordo com temas de direitos humanos, grupos afetados e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Relatório sobre o histórico do Coletivo RPU Brasil

Este relatório apresenta o histórico da criação do Coletivo RPU Brasil, a principal coalizão da sociedade civil focada no acompanhamento e monitoramento dos direitos humanos no Brasil por meio da Revisão Periódica Universal (RPU) do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Elaborado pelo Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH), este relatório é resultado de uma pesquisa que incluiu entrevistas com representantes das organizações membros do Coletivo RPU Brasil desde sua fundação. Nele, destacamos os principais espaços e atividades relevantes para a criação e consolidação/fortalecimento do Coletivo RPU Brasil ao longo do 3º ciclo da RPU (2017-2022).

  • Os relatórios serão lançados durante o seminário 20 anos IDDH, que será realizado em Brasília, no dia 05/06/2024.