Governo anuncia novo conjunto de medidas para regularizar a situação de imigrantes haitianos no Brasil

Foi anunciado nesta quinta-feira (21) pelo Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, um novo conjunto de medidas para regularizar a situação de imigrantes haitianos no Brasil. O governo visa coibir a ação dos chamados “coiotes”, traficantes de seres humanos que faturam certa de 60 (sessenta) milhões de dólares com a exploração de cidadãos que são levados a cruzarem as fronteiras do Estado do Acre sem um visto de entrada no Brasil.

De acordo com o blog político do jornalista Jozias Vieira, entre algumas das novas medidas acolhidas pelo governo estão as seguintes:

1. Aumento do número de vistos concedidos: a embaixada brasileira em Porto Príncipe, capital do Haiti, passará a conceder 2 (dois) mil vistos mensais para haitianos interessados em se estabelecer no Brasil.
2. Intensificação do controle de Fronteira:  o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), órgão do Ministério da Justiça, irá implementar um plano de controle das fronteiras do Acre. Atualmente, entram ilegalmente pelo Acre cerca de 900 (novecentos) haitianos por mês.
3. Abrigo para mulheres e crianças: o governo do Acre oferecerá abrigo apenas para mulheres e crianças a partir de junho e não mais para haitianos do sexo masculino.
4. Envio de imigrantes para outros destinos dentro do Brasil: os haitianos serão levados para os destinos de sua escolha ao chegarem ilegalmente no Estado do Acre e não mais para São Paulo, como ainda ocorre atualmente.

Leia mais em:
http://josiasdesouza.blogosfera.uol.com.br/2015/05/22/governo-decide-coibir-entrada-de-haitiano-ilegal/
http://www.justica.gov.br/noticias/cardozo-anuncia-medidas-de-ajuste-na-questao-dos-imigrantes-haitianos