Diálogo com Relatora sobre Defensoras DH da ONU

Nesta segunda-feira (08 de março de 2021), Ana Lúcia Martins apresentou denúncia à Relatora Especial da ONU sobre Defensoras/es de Direitos Humanos da ONU.

Em seu discurso, entregue pela Terra de Direitos, Instituto Marielle Franco, Justiça Global e Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH) ao Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), Ana destacou a violência sistemática contra mulheres que defendem direitos humanos, em especial as que ocupam cargos eletivos. Também sublinhou as tentativas de silenciamento e desestímulo ao exercício de cargos públicos que sofrem as mulheres defensoras de direitos humanos.

O dicscurso foi exibido durante o Diálogo Interativo com a Relatora Especial, Mary Lawlor, durante a 46ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, e serve como complemento ao informe apresentado pela relatora.

“O racismo e o machismo alimentam uma rotina diária de violência de vários tipos que enfrentamos antes, durante e depois das eleições. Quanto mais avançamos na conquista de espaços de defesa de direitos, a violência aumenta e se torna cada vez mais grave”, destaca Ana Lúcia na fala dirigida à ONU.

Confira o vídeo abaixo:

Confira a repercussão da fala no blog do Jamil Chade.

Confira mais sobre a declaração em: Terra de Direitos. Organizações brasileiras denunciam à ONU violência sofrida por mulheres defensoras de direitos humanos. Materéria por Lizely Borges.