Dia Mundial da Justiça Social – 20.02

Neste dia, os países são convidados a desenvolverem atividades voltadas à #Agenda2030. Lembrando que A Agenda 2030, por intermédio de seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e suas 169 metas, funciona como uma bússola para fortalecermos a paz universal com mais liberdade, mais direitos humanos e menos pobreza e desigualdades.

Para isso, o GT Agenda 2030 está realizando algumas ações como o tuitaço, às 17h, utilizando a hashtag #ODSéJustiçaSocial (imagem 1), além de diversas discussões que podem ser levantadas a partir dos cinco cards temáticos que focam em mazelas sociais muito presentes no Brasil e que precisam ser eliminadas com urgência, sob pena de não alcançarmos o desenvolvimento sustentável.

Para cada um desses problemas são apresentadas palavras (pro)positivas: Oportunidade, Igualdade, Diversidade, Dignidade e Equidade, respectivamente:


Pobreza (ODS 1); OPORTUNIDADE

Homotransfobia (ODS 5); DIVERSIDADE


Machismo (ODS 5); IGUALDADE

Desemprego (ODS 8); DIGNIDADE

Racismo (ODS 16): EQUIDADE

O IDDH e o GT Agenda 2030 convidam todos e todas para reflexões acerca dos ODS e como estamos caminhando, ou não, nessas temáticas.