Nossas formações são estruturadas e disponibilizadas pela Plataforma EducarDH, criada para fortalecer a atuação em direitos humanos. Nossa abordagem conecta teoria e prática por meio de uma metodologia pedagógica freireana, promovendo a compreensão crítica dos sistemas nacionais e internacionais de proteção e estimulando um aprendizado contínuo.
Por meio da Plataforma EducarDH, desenvolvida com base na compreensão da UNESCO sobre educação digital, as/os participantes têm acesso a cursos online (assíncronos e síncronos) que apresentam os fundamentos dos sistemas internacionais de proteção dos direitos humanos e as bases do advocacy. Os cursos incluem materiais dinâmicos e interativos que promovem um aprendizado estruturado e acessível.
Por meio de atividades em grupos e oficinas disponibilizadas na plataforma e em formações presenciais, este módulo incentiva a construção de redes e o fortalecimento da atuação coletiva em direitos humanos. As trocas de experiências e colaborações em espaços estratégicos são elementos centrais dessa etapa.
Com os conhecimentos adquiridos nos módulos anteriores, os participantes utilizam a Plataforma EducarDH e outras ferramentas para acessar orientações práticas sobre incidência estratégica em espaços de decisão. Essa etapa inclui o uso de relatórios paralelos, manifestações orais e factsheets para fortalecer a participação nos sistemas de direitos humanos.
Ao concluir os módulos, defensoras e defensores passam a integrar a Rede de Advocacy Internacional (RAI e RAIJ), um espaço virtual e colaborativo que disponibiliza materiais e orientações para a incidência internacional.
Curso totalmente online e assíncrono, com objetivo de apresentar os principais mecanismos internacionais de defesa dos direitos humanos da ONU: o Conselho de Direitos Humanos, a Revisão Periódica Universal (RPU), os Procedimentos Especiais e os Órgãos de Tratados. A formação também contextualiza esses mecanismos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Formação voltada a jovens defensoras e defensores de direitos humanos, com foco na implementação da Agenda 2030 e dos ODS nos seus territórios. O curso é dividido em três módulos complementares: Módulo Conhecer, Módulo Articular e Módulo Incidir.
De forma compacta, completamente virtual e assíncrono, o principal objetivo é promover às juventudes o acesso a um breve conteúdo teórico e básico sobre a Agenda 2030, a fim de que possam desenvolver capacidades concretas de incidência nos territórios onde vivem e atuam.
Formação voltada a profissionais dos Sistemas de Justiça, com foco na Revisão Periódica Universal (RPU) como ferramenta estratégica para implementação dos direitos humanos. A trilha formativa é dividida em três módulos: Módulo Conhecer, Módulo Articular e Módulo Incidir.
Formação voltada a profissionais dos Sistemas de Justiça, com o objetivo de apresentar a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como ferramentas para o fortalecimento dos direitos humanos. O curso promove trocas de experiências, boas práticas e contato com atores estratégicos, a fim de apontar a implementação dos ODS no cotidiano institucional.
De forma assíncrona, o curso é introdutório para educadoras e educadores que desejam incorporar os direitos humanos em suas práticas pedagógicas. Apresenta os fundamentos da Educação em Direitos Humanos (EDH) como componente essencial do direito à educação e destaca seus principais pressupostos.
Curso voltado a todas as pessoas interessadas em compreender o papel dos direitos humanos na sociedade. Num formato completamente assíncrono, o curso apresenta os conceitos fundamentais, sua origem, desenvolvimento e importância para a vida em coletividade.
A partir de conteúdos teóricos, webinários e articulação em grupo, este possui como objetivo principal: oferecer um panorama sobre os mecanismos internacionais da Revisão Periódica Universal (RPU) e da Agenda 2030 (ODS) e apresentar possibilidades de atuação internacional da sua instituição/movimento social nesses mecanismos.
Realizado a partir de materiais assíncronos e reuniões síncronas, o curso visa apresentar a Agenda 2030 e os Direitos Humanos para a juventude. A partir disso, as/os/es participantes realizaram, em trios, propostas de implementação dos ODS.
Este curso tem como objetivo promover a capacitação da sociedade civil para atuar na RPU e fortalecer coletivos nacionais na América do Sul.
Este curso tem a proposta teórico-prática de conhecimento da agenda Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e interpretação dela sob a perspectiva da pauta trans, com estratégia de apropriação deste mecanismo.
Ao longo da trajetória formativa, facilitamos o diálogo e a colaboração entre atores estratégicos, oferecendo mentoria para a elaboração de projetos e materiais que promovem o desenvolvimento sustentável, sempre calcados no respeito aos direitos humanos. Proporcionando um ambiente de debate, troca de experiências e desafios, nossas formações também oferecem, para muitas defensoras(es), suas primeiras experiências de advocacy internacional.
Nosso site utiliza cookies para proporcionar a melhor experiência possível. Para mais informações, consulte nossa Política de privacidade e Tratamento de Dados
A metodologia de ensino utilizada em nossos cursos segue a Trajetória Formativa em Direitos Humanos, organizada em três módulos interligados: CONHECER, CONECTAR e INCIDIR. Essa abordagem conecta teoria e prática por meio de uma metodologia pedagógica freireana, promovendo a compreensão crítica dos sistemas nacionais e internacionais de proteção e estimulando um aprendizado contínuo.