Conheça o Programa Famílias Acolhedoras

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA, de Joinville, do qual o IDDH é membro desde março de 2016, apoia o Serviço de Acolhimento Institucional na modalidade de Famílias Acolhedoras para Crianças e Adolescentes.

O “Famílias Acolhedoras” é um serviço de acolhimento que integra a gerência de Alta Complexidade da Secretaria de Assistência Social de Joinville. É uma política pública que visa garantir os direitos de crianças e adolescentes previstos na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

Garantir a proteção das crianças e dos adolescentes é dever do Estado, da família, mas também de toda a sociedade. Assim, o programa é uma maneira de contribuir para a efetivação de direitos e garantir um lar para quem precisa.

No Programa, a criança e o adolescente são protegidos e cuidados em uma casa de família, enquanto se desenrola o processo judicial e a equipe técnica realiza as devidas intervenções com o intuito de reestabelecimento de guarda deles.

O Programa tem vários aspectos diferenciados, como a atenção individualizada, a vivência numa rotina saudável de família e a presença de figuras de referência mais sólidas.

As famílias interessadas devem possuir algumas características como a disponibilidade afetiva e emocional, rotina familiar, espaço e condições gerais da residência, e aptidão para o cuidado com crianças e adolescentes, entre outras.

Para o bem-estar da criança e do adolescente, a família acolhedora recebe um subsídio que deve ser investido nas necessidades das/dos acolhidas/os.

Para participar do Programa, alguns dos requisitos são:
– Morar a dois anos ou mais em Joinville;
– Ser maior de 21 anos;
– Não ter antecedentes criminais;
– Não envolvimento de nenhum membro da família com dependência química;
– Atestado de saúde física e mental;

Mais informações pelo e-mail [email protected], e pelos telefones (47) 3436-3534 / (47) 3433-3166 / (47) 3434-5718