Estão abertas as inscrições para o Edital ECOAR

Em 2022, o Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH) selecionará 3 (três) defensoras/es de direitos humanos, representantes de entidades da sociedade civil e que nunca atuaram presencialmente em espaços internacionais, para vivenciarem atividades práticas de Advocacy aos Direitos Humanos. Com isso, o Edital Ecoar busca incentivar o acesso da sociedade civil brasileira nos espaços internacionais de advocacy e, assim, fortalecer a implementação dos Direitos Humanos no país.

Tais atividades ocorrerão, presencialmente, em eventos internacionais da ONU e estão programadas para julho de 2023, com confirmação de data dependente em razão da pandemia de Covid-19.

Podem participar do processo de seleção participantes que já concluíram alguma edição do Curso de Advocacy Internacional ministrado pelo IDDH, ou que estiverem participando do curso no período das inscrições.

A divulgação das pessoas selecionadas será feita no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Acesse o edital ECOAR completo aqui – atualizado em 20/09/2022.

Errata 20/09/2022

Acesse o formulário de inscrição aqui.

Perguntas frequentes sobre o edital ECOAR

Qual o prazo para as inscrições?

O edital ECOAR estará disponível entre os dias 12 de setembro e 16 de outubro no site do IDDH. No dia 20 de outubro, as/os avaliadoras/es receberão os projetos inscritos e no dia 11 de novembro as pessoas finalistas serão informadas. A divulgação das três pessoas selecionadas será feita no dia 10 de dezembro.

Quem pode participar do processo de seleção?

Podem participar do processo de seleção participantes que já concluíram alguma edição do Curso de Advocacy Internacional ministrado pelo IDDH ou que estiverem participando do curso no período das inscrições.

Quais são os pré-requisitos para participar?

Além de ter participado ou estar cursando uma formação Advocacy Internacional ministrado pelo IDDH, é preciso:

– Estar com esquema vacinal contra a Covid-19 completo, bem como dose(s) de reforço disponibilizadas. Será necessário apresentar comprovante de imunização (ConecteSUS), quando solicitado

– Possuir passaporte válido até, pelo menos, 2024;

– Ter disponibilidade para fazer uma viagem internacional durante aproximadamente 5 dias em julho de 2023 (data exata pendente de confirmação);

– Se for selecionada/o, comprometer-se com a agenda e eventos organizados pelo IDDH durante a estadia;

– Representar uma entidade que ainda não possui status consultivo junto ao ECOSOC/ONU;

– Não ter experiência de participação em fórum internacional da ONU.

O que é preciso para participar?

Para concluir a inscrição a/o candidata/o deve preencher o formulário (link), enviar o projeto escrito em PDF e um vídeo de apresentação, conforme orientações do edital.

Quais são as etapas do processo de seleção?

Após o recebimento dos materiais, até o dia 16 de outubro, tem-se duas etapas de seleção:

– Etapa I: avaliação das respostas do formulário e do projeto escrito, que selecionará 2 finalistas de cada região do país.

– Etapa II: avaliação dos vídeos das/os candidatas/os finalistas, que definirá as/os 3 selecionadas/os e 3 suplentes.

Quais são os benefícios oferecidos?

O IDDH está oferecendo 3 (três) bolsas com os seguintes benefícios:

– Passagens ida e volta da cidade de origem (no Brasil) até sede do evento;

– Estadia e transporte local para as atividades; e,

– Ajuda de custos diária (valor a ser definido)

Existe um modelo de projeto escrito a ser seguido?

Não há uma estrutura fixa a ser seguida. Encorajamos todas/os as/os participantes para comunicarem-se pela escrita conforme o próprio fluxo textual, arriscando-se com criatividade, objetividade e desenvoltura. Ainda, as/aos que tiverem dúvidas, propomos uma possibilidade de redação para projeto escrito. Para acessá-la, clique aqui.

Como o vídeo pode ser enviado?

A segunda etapa do edital ECOAR será a avaliação de um vídeo de cada candidata/o. Para isso, o vídeo deverá ser encaminhado para o email [email protected] até a data final das inscrições, 16/10/2022. Sugerimos o compartilhamento pelo drive ou a utilização do WeTtransfer. Veja aqui um tutorial sobre como fazer o envio.

Já existe uma agenda de atividades que serão realizadas na viagem?

Ainda não. Após a seleção das 3 pessoas, vamos organizar reuniões e oficinas para entender em quais espaços conseguiremos incidir e quais são as expectativas de cada participante.

É preciso saber falar inglês para participar?

Não é necessário. A ONU possui seis línguas oficiais: inglês, francês, espanhol, russo, chinês e árabe. Então é importante estar ciente que grande parte dos encontros, manifestações e outras ações acontecem em algum desses idiomas. Durante a participação, você contará com o apoio das demais pessoas selecionadas e da equipe do IDDH para se comunicar.

Como obter o certificado de Vacinação COVID-19?

O Ministério da Saúde disponibiliza o certificado por meio do Conecte SUS Cidadão. O documento é liberado após o ciclo vacinal estar completo.

Para estar em dia com a vacinação, é necessário, pelo menos, uma dose de reforço.

Dúvidas e mais informações

Não conseguiu tirar sua dúvida por aqui? Envie uma mensagem para [email protected].