IDDH e MNDH enviam à ONU sugestões para o foco da 5ª fase do Programa Mundial de Educação em Direitos Humanos (PMEDH). Atualmente na 4ª fase (2020-2024), o Programa estabelece setores/temáticas prioritárias a cada 5 anos, buscando assim avançar a agenda da EDH no mundo.
A partir de consulta pública, realizada em parceria com a Rede Brasileira de Educação em Direitos Humanos (ReBEDH) e com o apoio institucional da UNESCO no Brasil, as organizações elaboraram documento entregue ao ACNUDH/ONU e que será lançado nacionalmente em Audiência Pública na Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara de Deputados nesta quarta-feira (14 de junho).
Acesse aqui o Relatório enviado, em Português e em Inglês.
O IDDH e o MNDH agradecem às 40 pessoas educadoras/es que enviaram suas contribuições à consulta. Participaram deste processo educadoras/es de escolas do ensino básico ao universitário e integrantes da sociedade civil, provenientes de 4, das 5 regiões do Brasil (Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul).
O relatório do ACNUDH que levará em consideração esta e demais contribuições enviadas por partes interessadas de todos os países da ONU, será publicado na 54ª Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em setembro de 2023. Ele apresentará sugestões para o foco da 5ª fase, a ser definido pelos Estados por meio de Resolução na 57ª Sessão do CDH (setembro 2024).
Para saber mais sobre o PMEDH, clique aqui.