Projeto “Na Rua com Direitos” organiza planejamento 2015

O projeto “Na Rua com Direitos”, coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos e pela Clínica de Direitos Humanos da Univille, organizou uma reunião estratégica para discutir o andamento das atividades e planejar as próximas ações para este ano. O encontro ocorreu no dia 23 de fevereiro, em Joinville. O objetivo central do projeto é trabalhar com a população em situação de rua na cidade e, por isso, as atividades são desenvolvidas com a participação de várias outras instituições e órgãos governamentais.

Visando dialogar com o público alvo, o projeto articula as suas atividades com o Centro Pop – Porto Seguro, a Secretaria de Assistência Social, a Defensoria Pública da União e a Defensoria Pública do Estado, Coordenação de Políticas para a Juventude, Direitos Humanos e Igualdade Racial da Prefeitura de Joinville e a organização Missão Ágape, da Diocese de Joinville.

Neste primeiro momento, o foco das atividades está em traçar o perfil da população de rua em Joinville. A coleta de dados vem sendo mediada pelos agentes que fazem visitas nas ruas para coletar um perfil dos moradores e as suas principais dificuldades. Tendo uma breve perspectiva dos atuais questionários, um evento será realizado para os moradores de rua no dia 1º de abril, no Centro Pop. A ideia é oferecer serviços de atendimento odontológico, confecção de documentos, entrega de chocolates em ocasião da páscoa e apresentações culturais.

Essa primeira atividade será norteadora para as próximas demandas. O projeto pretende articular com os moradores de rua para descobrir as suas necessidades sobre o tratamento e atendimento nesses locais de acesso. Ou seja, garantir que a demanda venha da própria população em situação de rua para depois articular juntos com os parceiros do projeto sobre as atuais políticas públicas.