Você acredita que a educação pode transformar a sociedade em que vivemos?

Quero apoiar
 

IDDH realiza Audiência Pública sobre empoderamento político de adolescentes na ALESC

Projetos
IDDH realiza Audiência Pública sobre empoderamento político de adolescentes na ALESC

No dia 29 de junho, ocorreu no Plenarinho da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) a Audiência Pública “Falando seus Direitos: Cidadania ativa e empoderamento de adolescentes em Santa Catarina”. A Audiência Púbica foi solicitada pelo IDDH à Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia e seu objetivo era dar voz ativa aos adolescentes de diferentes regiões de Santa Catarina a fim de ouvir suas propostas de políticas públicas para o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes que está sendo elaborado no Estado.

A Audiência Pública era mais uma das etapas do Projeto Falando seus Direitos, realizado pelo IDDH por meio de um Convênio firmado com o antigo Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, atual Ministério dos Direitos Humanos, e apoio do CONANDA, com o objetivo de empoderar politicamente adolescentes de Santa Catarina, por meio de formações em direitos humanos, para que eles/elas sejam protagonistas nos processos de elaboração de políticas públicas, bem como subsidiar a criação do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de Santa Catarina e dos municípios nos quais foram realizadas as oficinas (Criciúma, Biguaçu, Joinville, Blumenau, Treze Tílias e Florianópolis).

Além das autoridades que atuam na defesa e promoção dos direitos de crianças e adolescentes, estiveram presentes Vereadores/as Mirins dos 6 municípios, representando os/as adolescentes de diferentes regiões do Estado. Os/as integrantes das Câmaras Mirins apresentaram suas propostas de políticas públicas, abarcando temas de educação, segurança, alimentação, lazer, transporte, acolhimento de imigrantes e enfatizaram a necessidade de garantir o protagonismo juvenil.

Dentre os encaminhamentos da Audiência Pública, foi solicitado que as propostas de políticas públicas feitas pelos/as adolescentes sejam incluídas no Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes de Santa Catarina, que está sendo elaborado pela Comissão Intersetorial criada para discussão e elaboração do Plano, sob coordenação da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação (SST) e do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA/SC).

A realização da Audiência Pública teve apoio da ALESC, especialmente por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, do CEDCA/SC, além do CONADA e do Ministério dos Direitos Humanos. A última etapa do projeto Falando seus Direitos será uma publicação sobre cidadania ativa e participação política de adolescentes em Santa Catarina.

WhatsApp Image 2017-06-30 at 10.19.28 AM (1)

WhatsApp Image 2017-06-30 at 10.19.24 AM (1)

WhatsApp Image 2017-06-30 at 10.19.22 AM

WhatsApp Image 2017-06-30 at 2.54.22 PMWhatsApp Image 2017-06-30 at 10.19.27 AM

WhatsApp Image 2017-06-30 at 10.19.28 AM

WhatsApp Image 2017-06-30 at 10.19.20 AM

WhatsApp Image 2017-06-30 at 10.19.24 AMWhatsApp Image 2017-06-30 at 10.19.23 AM

Deixe uma resposta