IDDH declara apoio à mobilização contra o corte de bolsas do PIBID

O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) perdeu, neste ano, 50% de suas bolsas, conforme anunciou a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Segundo carta divulgada  pelo PIBID FURB, tal acontecimento prejudica não só os alunos de licenciatura – potenciais beneficiários da bolsa – e, portanto, futuros professores, mas como ” o esforço empreendido […] para edificar a política nacional de formação de professores, acontecendo assim a perda do investimento feito até aqui e o atraso de um projeto de educação que está em marcha, culminando com o adiamento ao combate às desigualdades, injustiças e problemas sociais, os quais sem a educação não serão jamais vencidos.”

Neste sentido, os membros do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do PIBID se reunirão em Brasília, no Congresso Nacional, no dia 24 de fevereiro para debater o assunto, junto ao Ministro da Educação e o Presidente do PIBID. Tal data marcará o Dia Nacional de Mobilização do PIBID.

Desta forma, o IDDH manifesta-se à favor da mobilização mencionada e reitera a importância da existência de incentivos por parte do governo à educação e à formação de professores. Para acessar a carta completa, clique aqui.