IDDH toma posse no Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos

Após ser selecionado, via edital público, como membro do Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos – CNEDH, IDDH toma posse, em Brasília, no dia 30 de março.

12968518_10153378820771604_1898220487_n
Secretário de Direitos Humanos, Rogério Sotilli, e Ministra Nilma Lino Gomes (ambos ao centro)

O CNEDH é instância colegiada de natureza consultiva, vinculada à Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, e cumpre função relevante junto à Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos no que diz respeito à consolidação da Política Nacional de Educação em Direitos Humanos.

Após algum tempo de inatividade, o CNEDH foi reinstalado no dia 30 de março, em cerimônia de posse dos novos membros, que contou com a presença da Ministra Nilma Lino Gomes e do Secretário de Direitos Humanos Rogério Sotilli.

Para a Ministra, a formação dos cidadãos em direitos humanos é essencial no atual cenário político, marcado pela “cultura do ódio”, e para o fortalecimento da democracia. “A minha expectativa é de que o Comitê ajude o Ministério a impulsionar com o governo e a sociedade civil as medidas necessárias para que os cidadãos e cidadãs se reeduquem nas práticas de direitos humanos. Nesse momento de cultura de ódio, precisamos estabelecer não somente a cultura da paz, mas o diálogo da não violência. Temos que formar novos cidadãos e cidadãs com mentes inconformistas e rebeldes diante de toda forma de injustiça e opressão. Nesse sentido, o Comitê tem um importante trabalho para fazer”, concluiu.

12969147_10153378850851604_227699589_n
Membros do CNEDH em reunião de planejamento

Para o Secretário Sotilli, “se hoje tem gente que comemora a ditatura é porque as pessoas não sabem o que significou o processo da ditatura para o nosso país, por isso é fundamental o direito à memória e à verdade. Com educação em direitos humanos, será possível promover toda uma reformulação de valores que atinja diretamente todas as pessoas, especialmente as crianças e as escolas”.

Nos dois dias subsequentes, o CNEDH se reuniu para definir a agenda de prioridades e o planejamento de atividades.

Ainda, no dia 31 de março, emitiu um manifesto pela democracia, pela legalidade e pelos direitos humanos.

“(…) Neste momento de tensão em que vive a sociedade brasileira, este Comitê reafirma a centralidade da educação em direitos humanos para a consolidação dos valores democráticos no País.

Não há Democracia sem Educação em Direitos Humanos.

Não há Direitos Humanos sem Democracia.”

A representação do IDDH no CNEDH é exercido por sua Coordenadora-Executiva, Fernanda Lapa (membro titular), e por sua Assessora Política, Camila de Oliveira Koch (membro suplente).

Fonte: Secretaria Especial de Direitos Humanos.