Contribua com a Educação para a Cidadania {Abrace o Brasil}

Começou hoje (27/09/2018) a Campanha {Abrace o Brasil}, que vai até 27/11/2018.

A Campanha é promovida pela Brazil Foundation e o IDDH é uma das organizações participantes. Isso significa que, se você quiser ajudar iniciativas como a nossa, basta acessar o site abraceobrasil.org, escolher uma causa e fazer uma doação*.

Caso tenha interesse em participar ativamente conosco, seja um(a) embaixador(a) e também auxilie compartilhando nossas ações e buscando doadores(as) para a Campanha.

MAS AFINAL, O QUE É EDUCAÇÃO PARA A CIDADANIA?

Nós, do IDDH, acreditamos na educação como ferramenta de transformação social. Para nós, uma Educação para a Cidadania deve incluir características da educação para uma cidadania global, da educação em direitos humanos, da educação para a paz, da educação para o desenvolvimento sustentável, da educação ativa, dentre outras formas de educação participativa e emancipatória.

De acordo com documentos nacionais e internacionais de direitos humanos, o direito humano à educação deve contemplar não apenas o acesso de todos/as à educação, mas também visa uma educação que promova o desenvolvimento humano. Ou seja, é necessário que se garanta conhecimento, mas também instrumentos e ferramentas para o uso ético, responsável e sustentável deste conhecimento no mundo.

Uma Educação para a Cidadania deve existir tanto na educação formal como não formal, ou seja, nas escolas do ensino básico até superior, nas ruas, nos movimentos sociais, nos meios de comunicação, nas empresas, nas instituições de justiça e segurança e para todos os funcionários públicos de um país. Com isso, é uma educação voltada para crianças, adolescentes e adultos, através de intervenções curriculares e extracurriculares, por vias convencionais e não convencionais.

A ideia principal é ter mais cidadãs/os que assumam papéis ativos na construção de um mundo mais igualitário, justo, pacífico e sustentável, tanto em suas vidas pessoais como na sociedade que vivem.

As principais competências de uma Educação para a Cidadania são:

A construção de uma identidade coletiva (local, regional e global) que transcenda diferenças individuais, culturais, religiosas, éticas, dentre outras.

Conhecimento profundo de valores universais como justiça, paz, respeito, sustentabilidade e dignidade.

Habilidades cognitivas para pensar de forma crítica, sistêmica e criativa.

Habilidades não cognitivas, incluindo habilidades sociais, como empatia e resolução de conflitos e habilidades de comunicação e interação social e cultural.

Capacidades comportamentais para agir de forma colaborativa, social e ambientalmente sustentável e responsável.

 

 

 

Para isso, há mais de uma década, o IDDH vem impulsionando a construção e implementação de políticas públicas de educação no Brasil, e, ao mesmo tempo, desenvolvendo materiais e metodologias adequadas para promover uma Educação para a Cidadania a diferentes grupos no Brasil.

*Através do site, o valor mínimo para doações é R$ 10. Por lá, elas podem ser feitas por boleto bancário, cartão de débito ou crédito e paypal.  Se preferir, você pode nos contatar para saber mais sobre essa e outras formas de contribuição.