“Aos meus cuidados: amora” é o título da obra que estampa a capa do relatório “Saúde e vida digna”.
Produzida em aquarela e bordado sobre papel, a criação de Etiene Flor apresenta plantas bordadas no corpo como uma tentativa de cura deste. Na imagem, um útero busca no chá de amora o seu acolhimento e sustento para sua raíz.
Etiene tem 36 anos, mora na colônia de Witmarsum, em Palmeira, no Paraná e se dedica à arte desde criança. Sua principal inspiração é a natureza e em suas obras mescla técnicas digitais, aquarela, nanquim e tintas de terra. Seu portfólio está disponível aqui e no Instagram @ilustraquemegusta.
Olhares do Brasil
Promovido pelo Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH), o edital Olhares do Brasil selecionou 10 obras de artistas brasileiros/as para ilustrar as capas de relatórios sobre direitos humanos no país, que serão apresentados em Sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em 2022.
Sob a coordenação do IDDH, os documentos foram elaborados pelo Coletivo RPU Brasil — coalizão que reúne mais de 30 organizações/redes que monitoram os direitos humanos no país através de um mecanismo da ONU chamado Revisão Periódica Universal (RPU).
Dentre os assuntos trabalhados nos relatórios estão: saúde sexual e reprodutiva, orientação sexual e identidade de gênero, discriminação contra as mulheres, violência contra as mulheres, liberdade religiosa, povos indígenas, meio ambiente e mais.