CAMPANHA #DIREITOSVALEMMAIS: contra os cortes em investimentos na educação e demandas sociais no Brasil

A primeira mobilização da campanha “Direitos Valem Mais, Não aos Cortes Sociais: por uma economia a favor da vida e contra todas as desigualdades” incentiva a realização de rodas de conversa entre diversas organizações não-governamentais no país para discutir como a crise econômica afeta nossas vidas. Os cortes sociais impactam áreas como educação, cultura, segurança alimentar e combate à violência contra a mulher, entre outras agendas, atingindo especialmente a população negra e pobre.

No que tange ao direito humano à educação, uma das pautas centrais do IDDH, nota-se que as medidas de congelamento e de austeridade fiscal violam o acesso ao ensino e a permanência nas escolas, piorando a qualidade do ensino e obstando o pleno desenvolvimento humano de crianças e jovens.

Neste momento de fragilidade da democracia brasileira, o direito à educação de qualidade é imprescindível para a formação de sujeitos pensantes que possam transformar a realidade em que vivem. Além disso, os investimentos em educação no país impactam toda a sociedade, podendo reduzir índices de violência, o discurso de ódio, bem como o preconceito e a discriminação étnica, religiosa e de gênero.

Os cortes na educação prejudicam profissionais da área, crianças e jovens, famílias e toda uma geração que carecerá de uma formação adequada e digna ao exercício profissional e à vida em sociedade. Diminuir recursos para a educação integra um projeto político muito amplo no qual se pretende retirar o debate crítico e reflexivo do seio das escolas, enfraquecendo cada vez mais a participação política, o pluralismo e a democracia.

Por isso, participe dos 21 dias de ativismo e organize sua roda de conversa até 28 de abril. Vamos construir a economia que queremos para um Brasil que priorize o direito à educação! Entenda: http://direitosvalemmais.org.br/

Saiba mais sobre a discussão em: Vídeo_Campanha_Direitos Valem Mais