Projeto Na rua com Direitos oferece serviços gratuitos aos moradores em situação de rua em Joinville

Projeto Na rua com direitos Ocorre nesta sexta-feira (14) mais uma edição do projeto Na rua com Direitos. Na data serão oferecidos as pessoas em situação de rua uma série de serviços gratuitos como consultoria jurídica, exames básicos de saúde e corte de cabelo. O evento será realizado na praça da Bandeira no período da manhã e contará também com atrações culturais.

A ação é desenvolvida pela Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos (IDDH) em parceria com a Clínica de Direitos Humanos da Univille, com o Centro Pop (Secretaria de Assistência Social), com o Consultório de Rua (Secretária da Saúde), com a Coordenadoria de Direitos Humanos da Prefeitura e com as Defensorias Públicas do Estado e da União.

Além de oferecer serviços básicos as pessoas em situação de rua o evento também vai servir para o IDDH realizar um mapeamento desta população em Joinville. A coleta de dados será por meio de questionários e a mediação será feita por agentes sociais e de saúde e também pelos estudantes da Clínica de Direitos Humanos da Univille.

“Esta iniciativa visa não apenas a coleta imparcial de dados, mas o resgate da auto-estima e do valor próprio do morador de rua, a fim de reafirmar sua humanidade enquanto sujeito capaz de construir sua própria história, além de impulsionar a aprovação de políticas públicas que cooperem para realização deste objetivo”, avalia a coordenadora executiva do IDDH, Fernanda Lapa.

Nesta segunda-feira(10) o IDDH realizou no Centro Pop oficinas com os moradores em situação de rua para explicar o evento de sexta-feira.

Evento já foi realizado na páscoa

Em abril deste ano, para celebrar a páscoa, o IDDH realizou a primeira edição do Na rua com Direitos no Centro Pop. Na data foram oferecidos também serviços de consultoria jurídica e exames de saúde. No dia, ainda, foram doados aos moradores em situação de rua doces arrecadados pelo IDDH numa campanha na Univille.