Para Secretário de Direitos Humanos, Rogério Sotilli, educação em direitos humanos é o caminho para acabar com a tortura

No dia 8 de março, na 31ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, o Relator Especial da ONU contra a Tortura, Juan Méndez, apresentou relatório elaborado com as informações coletadas em sua visita ao Brasil.

Na oportunidade, Rogério Sotilli, Secretário de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, representante do Estado brasileiro no Diálogo Interativo com o Relator, afirmou que a educação em direitos humanos como meio para acabar com a tortura no país.

“Em conclusão, eu gostaria de mencionar um importante elemento no processo de quebra do ciclo de violência em nosso país: educação em direitos humanos. Medidas relacionadas à educação em direitos humanos têm potencial de criar uma cultura focada na paz, quebrando padrões de discriminação, como as baseadas no gênero, que foram trazidas pelo movimento feminista e que devem ser ressaltadas hoje, 8 de março. Assim, é à luz dcdho conteúdo desse relatório [do Relator Especial para a Tortura da ONU, Juan Mendez, sobre a visita ao Brasil] que nós devemos dar um passo adiante nas iniciativas a favor da educação em direitos humanos, acabando, de uma vez por todas, com a perpetuação da violência no Brasil.” (tradução livre)

O documento na íntegra, em inglês, pode ser conferido aqui.

A 31ª sessão do Conselho de Direitos Humanos da ONU ocorre em Genebra/Suíça, entre os dias 29/02 a 24/03.