Palestra sobre Direitos Humanos na Penitenciária Industrial de Joinville

Na última quarta-feira (11/10) o IDDH, por intermédio de suas Coordenadora de Advocacy e Políticas Públicas, Ana Catarina de Alencar e Assessora de Projetos, Suiany Zimermann Bail, conferiu uma palestra sobre Direitos Humanos na Penitenciária Industrial de Joinville.

O que motivou o evento foi a participação de alguns reenducandos no 4º Concurso de Redação da Defensoria Pública da União, cujo tema é “Promoção dos Direitos Humanos e Garantia do Acesso à Justiça”, em comemoração aos 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Dessa forma, o intuito foi apresentar às turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio da Penitenciária um breve panorama dos direitos humanos, incluindo histórico, conceito e principais documentos. Também foram trabalhados alguns direitos humanos em espécie, como o direito à vida, liberdade (locomoção e circulação, pensamento,  expressão, de crença etc.), à igualdade, à educação, à saúde, à alimentação e também ao acesso à justiça.

Pensando em auxiliar os alunos na elaboração da redação, foram apresentadas algumas formas de participação democrática que visam à promoção dos direitos humanos e possibilidades de acessar à justiça, como por intermédio da Defensoria Pública Estadual ou da União.  Ao final, foram trazidas algumas dicas práticas de escrita e exemplos de redações sobre direitos humanos que foram vencedoras de concursos e/ou premiações.

Acreditamos que esse tipo de atividade dialoga com nossa atuação em busca da promoção da educação em direitos humanos (EDH), uma vez que o IDDH enxerga a EDH como um conjunto de processos formativos permanentes que possibilitam transformação social e a formação de uma cultura de direitos humanos.