É possível virtualizar a clínica jurídica? | IDDH TALKS | bate-papo sobre justiça social

Nesse momento de pandemia global, está sendo necessário mudar a forma de realizar atividades como anteriormente, especialmente no âmbito educacional. Muitas universidades estão transferindo suas aulas para o ambiente virtual, mas será que é possível virtualizar aulas e ações de uma clínica jurídica? 

No dia 18 de junho, quinta-feira, às 19h de Brasília, Fernanda Lapa, coordenadora executiva do IDDH e uma das maiores incentivadoras da educação clínica no Brasil, receberá convidados de universidades do Brasil e da América Latina para conversar sobre a manutenção das clínicas jurídicas em tempos de pandemia. 

A pandemia provocada pela COVID-19 evidenciou desigualdades sociais e acentuou a necessidade de luta por mais justiça social. Nesse cenário, precisamos repensar as atividades que realizamos e encontrar medidas que possibilitem uma nova realidade. 

Muitas universidades estão virtualizando suas aulas e criando ambientes virtuais para dar continuidade a suas atividades, o que é mais viável em determinados cursos e menos em outros. Nos cursos de Direito, uma das principais dificuldades é como virtualizar as práticas jurídicas, os estágios e as clínicas. 

Inscreva-se no formulário abaixo para receber o link do evento no seu e-mail no dia 18 de junho!

Conheça os convidados:

Fernanda Brandão Lapa – Universidade da Região de Joinville/Univille

Doutora em Educação pela PUC/SP. Graduada e Mestre em Direito pela UFSC. Fundadora e atual Coordenadora Executiva do IDDH. Professora e Coordenadora da Clínica de Direitos Humanos da Universidade da Região de Joinville (Univille). 

Cassia Nakano Hirai – Fundação Getúlio Vargas/FGV/SP

Graduada em Direito pela Faculdade de Direito da USP, mestre em sustentabilidade pela FGV-EAESP e em Direito pela Fordham Law School (Nova Iorque, EUA). Coordena os programas de clínicas jurídicas e de extensão da Escola de Direito de São Paulo da FGV desde 2010. 

Mariano Castro Sánchez-Moreno – Pontificia Universidad Católica del Perú

Abogado ambiental por la Pontificia Universidad Católica del Perú y diplomado en Biología de la Conservación en Universidad Peruana Cayetano Heredia. ExViceministro de Gestión Ambiental. ExVicepresidente UNEA-1. ExDecano de Facultad de Derecho. Universidad Científica del Sur.

Matheus Poerner – Universidade da Região de Joinville/Univille

Graduando em Direito pela Universidade da Região de Joinville – Univille. Estudante da Clínica de Direitos Humanos da Univille (2020)

Silvia Loureiro – Universidade do Estado do Amazonas 

Atua como professora na Escola de Direito da Universidade do Estado do Amazonas. Desenvolve atividades de pesquisa e extensão na Clínica de Direitos Humanos e Direito Ambiental da ED/UEA da qual é coordenadora responsável desde 2010. Possui doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio (2015). 

Valentina Durán Medina – Universidad del Chile

Profesora Asociada de la Facultad de Derecho de la Universidad de Chile donde es directora del Centro de Derecho Ambiental y profesora del curso clínico de derecho ambiental y resolución de conflictos. Abogada de la Universidad de Chile; Master (DEA) en Derecho Ambiental común a las Universidades de Paris I Panthéon-Sorbonne y Paris II Panthéon -Assas.

Inscreva-se