Oficina de direitos humanos em Blumenau/SC

Nos dias 27 e 29 de março, o IDDH realizou a quarta oficina do projeto Falando seus Direitos na cidade de Blumenau, em parceria com a Câmara Mirim, projeto realizado pela Câmara de Vereadores.

Com o objetivo de promover o empoderamento de adolescentes em diferentes municípios de Santa Catarina, além de impulsionar a elaboração do Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, o projeto fez sua primeira oficina em Criciúma, na região sul do Estado, depois esteve em Biguaçu, na região da capital, em Joinville, no norte catarinense e agora chega na região do vale do Itajaí.

Com a realização das oficinas, buscamos a formação de adolescentes cidadãos/ãs, conscientes de seus direitos humanos, aptos a protagonizarem espaços democráticos de participação social e multiplicarem ferramentas de empoderamento de seus pares.

A partir das dinâmicas realizadas, buscamos refletir sobre a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes no município, diagnosticando situações de vulnerabilidades e especialmente ouvindo os/as adolescentes sobre o que esperam quanto a políticas públicas. Por fim, cada vereador/a mirim elaborou uma proposta de política pública que deseja ver realizada na sua cidade.

Sobre sua participação, a jovem suplente de vereador mirim Ana Clara de Sousa Marcondes Reuter, representante da Escola Básica Municipal Machado de Assis, destacou que:  “Os temas foram relevantes e importantes para serem abordados e discutidos aqui, com meus colegas de sala e professores. Essa formação me deu mais instrução e convicção para abordar essas questões, além disso, reforçou que todos somos iguais perante a lei”. O depoimento foi concedido à assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de Blumenau e publicada no site da Câmara.

A notícia traz ainda o depoimento da Coordenadora Executiva do IDDH, Fernanda Lapa. Segundo ela: “Os assuntos foram apresentados pensando nos desafios da sociedade, nas dificuldades de grupos que, muitas vezes, são invisíveis e vulneráveis na comunidade e não têm acesso aos seus direitos. Eles, enquanto vereadores mirins, também estão representando esse público. Além disso, pensamos em políticas públicas para melhorar o acesso desses direitos na cidade”.

Link da matéria no site da Câmara de Vereadores de Blumenau: http://www.camarablu.sc.gov.br/banner_home/vereadores-mirins-participam-de-oficina-falando-seus-direitos/

Fotos: Jessica de Morais | CMB