Matéria: Após 68 anos da Declaração Universal, efetivação dos direitos humanos ainda é desafio

Basta uma rápida olhada nos comentários deixados pelos usuários nos portais de notícias para perceber que os direitos humanos, por diversas vezes, são tratados de forma negativa pelas pessoas. Mas, afinal, o que são e para quem são os direitos humanos? Há 68 anos, a Declaração Universal dos Direitos Humanos se propôs a responder essas perguntas, mas hoje, quase sete décadas após a assinatura do documento, a sociedade ainda enfrenta dificuldades em assegurar esses direitos para todos.

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”, é o que diz o primeiro artigo da declaração, que completa mais um ano neste dia 10 de dezembro. Os outros 29 artigos que seguem tratam dos direitos inerentes a todas as pessoas como, por exemplo, os direitos à vida, à propriedade, à locomoção e a não ser submetido à tortura.

(…)

Educação para a cidadania

Outra organização com trabalho voltado aos direitos humanos em Joinville é o IDDH (Instituto de Desenvolvimento e Direitos Humanos), que atua há 12 anos na cidade. Fernanda Lapa, coordenadora executiva da instituição, conta que o IDDH trabalha na formação em direitos humanos, um trabalho de prevenção às violações. “Quando chega à violência é porque já falhou o resto, já falhamos na formação”, conta.

O IDDH trabalha em duas linhas. A primeira é voltada ao desenvolvimento de materiais e metodologias para a educação em direitos humanos, também chamada de educação para a cidadania. Nesta linha, o instituto atende a diversos públicos, desde crianças a magistrados, com formação que abrange diversos aspectos do tema. A entidade também atua na cobrança de políticas públicas sobre educação em diretos humanos em nível municipal, estadual e nacional.

Na última semana, O IDDH lançou um portal para receber doações de empresas e pessoas físicas. É possível doar pelo site do instituto.

Declaração Universal dos Direitos Humanos

O cenário pós Segunda Guerra Mundial e a busca pela proteção dos direitos humanos entre todos os povos foi o fato motivador da assinatura, por 56 países à época, da Declaração Universal dos Direitos Humanos, no dia 10 de dezembro de 1948. Embora não tenha caráter legal, o instrumento serviu de base para diversos tratados em prol da efetivação dos direitos humanos.

Confira a matéria completa em: http://ndonline.com.br/joinville/noticias/apos-68-anos-da-declaracao-universal-efetivacao-dos-direitos-humanos-ainda-e-desafio