#RPUBrasil – Audiência Pública

O Comitê Brasileiro de Direitos Humanos e Política Externa convida organizações da sociedade civil e movimentos sociais de todo o Brasil para participarem de Audiência Pública sobre o relatório nacional do Brasil à ONU no dia 7 de dezembro, em Brasília.

No início de 2017, o Brasil irá passar pelo terceiro ciclo da Revisão Periódica Universal (RPU), mecanismo do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas. Em 2016, diversas organizações e movimentos sociais da sociedade civil brasileira enviaram relatórios-sombra (shadow reports) às Nações Unidas para a revisão do Brasil e o Estado apresentou, no dia 21 de outubro, o relatório nacional que será enviado ao Conselho.

O Comitê lançou um hotsite que contém todas as informações referentes à RPU e a passagem do Brasil pelos três ciclos: os relatórios nacionais apresentados pelo Estado, as recomendações recebidas nos ciclos anteriores, relatórios-sombra enviados por organizações brasileiras, bem como instruções para a sociedade civil sobre como incidir nesse mecanismo de direitos humanos da ONU. Todas as informações disponibilizadas estão traduzidas para o português como forma de garantir ampla acessibilidade do conteúdo.

Com a intenção de ampliar a participação no processo, o Comitê convida organizações da sociedade civil para participarem da Audiência Pública para apresentação do relatório nacional que o Brasil enviará às Nações Unidas – 7 de dezembro, às 14 horas, no Plenário 9 da Câmara dos Deputados.

Haverá transmissão pela TV Câmara.

Confirme sua participação no evento!