Oficina de direitos humanos em Joinville/SC

Nos dias 21 e 22 de novembro, o IDDH realizou a terceira oficina do projeto Falando seus Direitos na cidade de Joinville, em parceria com a Câmara Mirim, projeto realizado pela Câmara de Vereadores. Com o objetivo de promover o empoderamento de adolescentes em diferentes municípios de Santa Catarina, além de impulsionar a elaboração dos Planos Decenais de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, o projeto fez sua primeira oficina em Criciúma, na região sul do Estado, depois esteve em Biguaçu, na região da capital e agora chega ao norte catarinense.

Câmara de vereadores mirins
Vereadores Mirins de Joinville

Com a realização de oficinas, buscamos a formação de adolescentes cidadãos/ãs, conscientes de seus direitos humanos, aptos a protagonizarem espaços democráticos de participação social e multiplicarem ferramentas de empoderamento de seus pares.

A partir das dinâmicas realizadas, buscamos refletir sobre a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes no município, diagnosticando situações de vulnerabilidades e especialmente ouvindo os/as adolescentes sobre o que esperam quanto a políticas públicas. Por fim, cada vereador/a mirim elaborou uma proposta de política pública que deseja ver realizada na sua cidade.

Em Joinville, o IDDH é representado pela sua assessora de formação, Daniela Rosendo, no Conselho Municipal de Direitos de Crianças e Adolescentes (CMDCA) e na Comissão Intersetorial para Discussão e Elaboração do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.