Oficina de Direitos Humanos em Florianópolis/SC

 

 

Na última quarta-feira, 31 de maio, o IDDH realizou a sexta e última oficina do projeto Falando seus Direitos na cidade de Florianópolis, com apoio da Câmara Mirim, projeto realizado pela Câmara de Vereadores.

Com o objetivo de promover o empoderamento político de adolescentes em diferentes municípios de Santa Catarina, além de impulsionar a elaboração do Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, o projeto fez sua primeira oficina em Criciúma, na região sul do Estado, depois esteve em Biguaçu, na região da capital, em Joinville, no norte catarinense, em Blumenau, na região do Vale do Itajaí, região oeste em Treze tílias, e por fim na capital de Santa Catarina.

A partir das dinâmicas realizadas, buscamos refletir sobre a efetivação dos direitos das crianças e adolescentes no município, diagnosticando situações de vulnerabilidades e especialmente ouvindo os/as adolescentes sobre o que esperam quanto às políticas públicas. Por fim, cada vereador/a mirim elaborou uma proposta de política pública que deseja ver realizada na sua cidade.

A oficina ocorreu com a participação dos 12 vereadores mirins da capital, que manifestaram suas ideias e propostas para uma sociedade mais justa pautadas em questões como diversidade, igualdade, direito às liberdades, dentre elas à liberdade religiosa, o direito à saúde, além de responsabilidades relacionadas aos direitos, com ênfase na concepção de coletividade, ou seja, para além dos direitos individuais.

5

6

4

3

2

1