IDDH participa do Seminário Educar Direitos Humanos

Na quarta-feira, 23 de novembro, o IDDH participou em Joinville do Seminário Educar Direitos Humanos em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

O Seminário faz parte da última etapa do projeto Educar Direitos Humanos em 2016. O Educar Direitos Humanos é um projeto desenvolvido pelo IDDH desde 2010 com as/os orientadoras/es educacionais e professoras/es das escolas públicas da Rede Municipal de Joinville.

Na etapa 1 as/os orientadoras/es educacionais participaram de oficinas ofertadas pelo IDDH sobre educação em direitos humanos. Já na segunda etapa, ficaram responsáveis por implementar alguma atividade de educação em direitos humanos nas escolas para então na etapa 3, apresentarem os resultados alcançados ao longo do ano.

O Seminário aconteceu das 8h às 17h, com diversas apresentações. Pela manhã aconteceram as palestras da Profª Elizabete Tamanini da Univille, e da Coordenadora Executiva do IDDH, Fernanda Lapa, que explanou sobre educação para a cidadania/educação em direitos humanos e sobre o projeto Educar Direitos Humanos.

No período da tarde aconteceram as apresentações de resultados dos projetos implementados pelas/os orientadoras/es nas escolas. Apresentaram seus projetos, representantes da Escola Municipal Senador Carlos Gomes; Escola Municipal Dom Jaime; Escola Municipal Abdon Batista; Escola Municipal Arinor Vogelsanger; e também da NeoGrid.

Durante as apresentações alunas/os dessas escolas puderam participar e contar como foram as experiências, dentro e fora da sala de aula e como o processo de participação de toda a comunidade escolar é importante quando se discute educação em direitos humanos.

O projeto Educar Direitos Humanos encerra o ano de 2016 celebrando o seu sucesso e com a certeza de que os projetos implementados pelas/os orientadoras/es continuarão sendo realizados e aprimorados no ano de 2017.