Fórum Municipal de Educação discute a Base Nacional Curricular

Ocorreu na sexta-feira (18) mais um encontro do Fórum Municipal de Educação de Joinville.

A pauta da reunião foi a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que servirá de diretriz para a criação dos currículos escolares baseados nos conhecimentos essenciais para os estudantes brasileiros durante a trajetória escolar. O documento será construído colaborativamente a partir de sugestões enviadas ao portal da BNCC na internet.

Os municípios ficaram encarregadas de sistematizar as recomendações de cada cidade e enviá-las ao MEC. Na reunião dessa sexta-feira do Fórum Municipal de Educação foi formada uma Comissão de Mobilização para tratar do assunto e disseminar a informação.  

O IDDH  estava presente no encontro. A coordenadora executiva do Instituto, Fernanda Lapa, destaca a importância de incluir a educação em direitos humanos no BNCC. “Todas as escolas brasileiras devem seguir as diretrizes nacionais de educação em direitos humanos e este é o momento de sedimentar a política pública na esfera municipal, estadual e federal”, avalia.

As contribuições no site podem ser feitas a partir do dia 25 de setembro até 15 de dezembro. O resultado deve ser apresentado pelo MEC ao Conselho Nacional de Educação no primeiro semestre de 2016.