Centro Pop de casa nova

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua de Joinville – Centro Pop, fundado em 2003, ganhou uma nova sede em março deste ano.

A nova sede localizada na rua Paraíba, ao lado da Rodoviária, foi inaugurada no dia 8 de março pela Prefeitura de Joinville, após um investimento de R$ 600 mil, sendo mais da metade do valor oriundo do governo federal.

A sede tem cinco banheiros com chuveiros, uma lavanderia com seis tanques para que as pessoas em situação de rua possam lavar suas roupas. Há ainda duas salas multiuso, sala de atendimento individual, almoxarifado, sala de grupo técnico, cozinha, refeitório e sala de serviço de abordagem. A nova sede conta ainda com um canil para acolher os animais que por vezes são companheiros dos moradores de rua.

No serviço prestado pelo Centro POP, as pessoas em situação de rua recebem lanche no período da manhã, ganham ticket para alimentação no Restaurante Popular (que foi reaberto recentemente) e roupas que são doadas por diversas instituições. Além dos serviços de alimentação e vestuário, o Centro Pop oferece cursos de jardinagem a paisagismo, e estão instalando um curso de educação financeira. Além dos cursos, ainda são realizadas várias atividades recreativas como aulas de violão e conversas em grupo.

O IDDH realizou, entre 2014 e 2015, o projeto “Na rua com Direitos” que contribuiu para dar visibilidade sobre os desafios encontrados por este público na cidade de Joinville. Ao impulsionar uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Joinville sobre o tema no final do projeto, o IDDH, juntamente com a clínica de direitos humanos da UNIVILLE, conseguiram incidir para a criação de um Comitê Inter-setorial sobre Pessoas em Situação de Rua, cujo qual o IDDH é representante da sociedade civil até hoje.