Audiência Pública sobre haitianos reúne poder público, sociedade civil e imigrantes

Ocorreu na sexta-feira(7) na Câmara de Vereadores uma Audiência Pública para discutir a questão dos haitianos em Joinville. O evento foi convocado pelo Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Braz e promovido pela Comissão de Participação Popular e Cidadania. A audiência pública reuniu cerca de 120 pessoas, entre elas representantes do governo, instituições religiosas, ONGs e movimento negro da cidade.

O evento contou com dois momentos, no primeiro, o microfone foi aberto ao público para a discussão e sugestões. Foram mais de 20 falas. Entre as propostas apresentadas pelo público estava a criação de uma comissão permanente para discutir a questão dos haitianos, além de um local específico na cidade para receber os imigrantes.

Na segunda parte da audiência pública foi a vez dos representantes do governo ocuparem a tribuna. De acordo com os integrantes do poder público já existe uma comissão que reúne várias secretarias municipais para tratar do assunto.

As instituições presentes no evento também tiveram oportunidade de exporem seus questionamentos e150805 Audiência Pública Haitianos (3) sugestões. A coordenadora do Programa de Participação Social e Política Externa do Instituto do Desenvolvimento de Direitos Humanos (IDDH), Camila Koch, falou sobre a importância da inclusão dos imigrantes nas decisões do governo sobre políticas públicas voltadas para esta população. “É importante salientar que a construção de um centro de referência tem que ser feito com uma política pública, e política pública é prerrogativa do estado, contudo isto precisa ser feito de forma participativa. Não adianta ser política pública que vem de cima para baixo e dizer o que o povo precisa. Se vamos ter uma comissão que discuta o tema dos imigrantes em Joinville é preciso ter as secretarias do governo ligadas ao tema mas também a sociedade civil e os imigrantes”, apontou Camila.

Ao final da audiência ficou decidido que a sociedade civil, e outros setores do poder público, como o Ministério do Trabalho e a Defensoria Pública da União poderiam ser integrados a comissão municipal já existente que trata do tema imigração em Joinville.

A próxima reunião da comissão será no dia 12 de agosto, às 11 horas da manhã no auditório da Secretaria da Assistência Social.