10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo

O IDDH promoverá, em Joinville, a 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo. Essa proposta tem iniciativa da parceria entre a Secretaria Especial de Direitos Humanos do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos com o Ministério da Cultura, e pretende trazer e debater a temática de direitos humanos no Brasil, como forma de criar uma sociedade baseada nos princípios da democracia, da cidadania e da justiça social.

Serão três sessões (duas abertas ao público e uma fechada), onde traremos pessoas com expertise nos assuntos tratados nos filmes para falar sobre elas e as trazer para a nossa realidade, de forma que as/os espectadoras/es poderão participar e discutir o assunto também. Confira os filmes:

  • Félix, o Herói da Barra – 06/06, às 19h, no Anfiteatro I (Sessão Aberta ao Público)

Este documentário, de Edson Fogaça, conta a história de Félix, um fundador da comunidade de Barra de Aroeira, em Tocantins que, mesmo sendo um ex escravo, recebeu de D. Pedro II uma grande extensão de terras por conta de sua participação na Guerra do Paraguai. Após sua morte, sem o documento que comprovasse que essas terras pertenciam aos descendentes de Félix, cria-se um conflito ente eles e os fazendeiros da região. Depois de 50 anos de conflito, a comunidade se autorreconheceu como quilombola, como última ação para garantir o direito à terra que ocupam. Confira o trailer aqui.

  • 500 – Os Bebês Roubados pela Ditadura Argentina – 08/06, às 19h, no Anfiteatro I (Sessão Aberta ao Público)

Entre 1976 e 1983, a Argentina viveu sombrios anos de ditadura militar. Neste período, uma das práticas mais aterradoras desse regime estava no sequestro sistemático de bebês e crianças, filhos e filhas de presos e desaparecidos políticos, que eram apropriados por seus algozes com espólio de guerra. A partir da iniciativa das Avós da Praça de Maio, criou-se o “Banco dos 500”, com amostras de seu próprio sangue, o que possibilitou, até agora, a descoberta de 114 das 500 crianças sequestradas. Este documentário, de Alexandre Valenti, mostra a luta das Avós da Praça de Maio que tem início em 1976 e se liga à história do Grupo Clamor, sediado no Brasil. A luta perdura até os dias de hoje. Confira o trailer aqui.

  • Porque Temos Esperança – 14/06, às 15:00, na Penitenciária Industrial de Joinville (Sessão Fechada ao Público)

O documentário, de Susanna Lira, mostra a jornada de uma mulher pernambucana (Marli) e sua rejeição a tudo aquilo que parece não ter jeito. Vivendo profundos dilemas na vida pessoal e na tentativa de reconstruir outras vidas, ela inicia uma trajetória pelos presídios de Recife, na intenção de que pais reconheçam seus filhos. Experimentando na própria pele a solidão, Marli nos mostra que o afeto pode ser redentor e que a falta de esperança é o mal mais intolerável para o ser humano. Confira o trailer aqui.