Veja como foi o Curso Anual de Direitos Humanos (CADH) 2015

 

Encerrou na sexta-feira(23) a nona edição do Curso Anual de Direitos Humanos (CADH).  A programação contou, além das aulas teóricas voltadas para os inscritos no curso, com conferências e mesa de debates abertas à comunidade.    

Entre os temas abordados neste ano no CADH estavam os  defensores de direitos humanos, mídia e direitos humanos, empresas e direitos humanos e imigrantes/refugiados no Brasil.

Debate do filme Defensorxs
Debate do filme Defensorxs

No domingo (18), abertura do evento, cerca de 70 pessoas assistiram ao filme Defensorxs. Era a primeira exibição do documentário em Santa Catarina. O filme narra a história dos defensores de direitos humanos no Brasil. Após a exibição os espectadores puderam conferir ainda um vídeo exclusivo dos produtores do filme feito para o CADH, e ao final foi realizado um debate sobre o tema.

Na segunda-feira, o jurista e professor emérito da faculdade de Direito da USP, Dalmo Dallari, falou para um plateia lotada sobre o tema Defensores de Direitos Humanos. Na terça-feira foram abordados dois temas nos eventos abertos: violência contra a mulher e migrantes e refugiados. O primeiro foi debatido após a exibição do filme A filha da Índia, e o segundo foi tema de mesa de debate. A discussão contou com a presença do imigrante haitiano, Getho Momplaisir, e também com a historiadora Ilanil Coelho, com a pesquisadora Tamajara Silva, e dos servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social, Hanelore Misfeld e Marcio Sell.

Na quarta-feira o tema do debate foi Empresas e Direitos Humanos. Falaram sobre o assunto o procurador federal dos Direitos do Cidadão, Aurélio Rios, e o Direitos de Projetos da Fundação Fiedrich Ebert, Gonzalo Berrón. No penúltimo dia do CADH,  quinta-feira, a discussão foi sobre a Mídia e os Direitos Humanos. O debate foi realizados pelos jornalistas Lívia Vieira e Marcelo Barcelos.

No último dia do curso foi realizado uma conferência Desafios para a Defesa dos Direitos Humanos no Brasil e no mundo. Quem falou sobre o assunto foi o presidente do Grupo de Trabalho sobre Desaparecimento Forçado de Pessoas da ONU, Ariel Dulitzky.   

O Curso contou também com as aulas fechadas sobre Sistema ONU e OEA. As atividades relacionadas à ONU foram conduzidas pela pesquisadora Danielle Annoni. O tema das Organização dos Estados Americanos ficou à cargo da assessora internacional da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Luciana Peres, e da professora e pesquisadora Helena Rocha.  

Confira as fotos do evento na galeria de fotos