Você acredita que a educação pode transformar a sociedade em que vivemos?

Quero apoiar
 

Há, entre os direitos humanos e a educação, uma relação indissociável. Além de ser um direito humano em si, a educação é um processo indispensável para a efetivação dos demais direitos.

A Declaração das Nações Unidas sobre Educação e Formação em Matéria de Direitos Humanos afirma que a educação em direitos humanos inclui: a educação sobre os direitos humanos (conhecer e compreender as normas e princípios de direitos humanos), a educação por meio dos direitos humanos (aprender e ensinar respeitando os direitos dos educadores e dos educandos) e a educação para os direitos humanos (capacitar as pessoas para o exercício de seus direitos, bem como para o respeito e defesa dos direitos dos demais.

Segundo a Constituição da República Federativa do Brasil, a educação deve visar ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho (art. 205).

A educação deve basear-se nos princípios da igualdade, da dignidade humana, da inclusão, da não discriminação e da valorização da diversidade, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

Dessa forma, o IDDH desenvolve materiais adequados, metodologias inovadoras e formações participativas para ampliar temas de cidadania, ética, paz, respeito e direitos humanos na educação formal e não formal no Brasil.




Publicações relacionadas: