Revista sobre Revisão Periódica Universal da ONU conta com colaboração do IDDH

Será lançada em Genebra a primeira edição da revista UPR News. O periódico traz informações sobre a Revisão Periódica Universal (RPU), em inglês Universal Periodic Review (UPR), com foco no Brasil, Equador, Argentina, Uruguai, Chile e Peru.  A revista é produzida pelo Escritório Regional para América do Sul do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH).  

Esta primeira edição da UPR News conta com a participação da diretora executiva do IDDH, Fernanda Lapa. Em sua fala, Fernanda destaca a relevância da Revisão para o país. “Acreditamos que o mecanismo da Revisão Periódica Universal é importante para o Estado brasileiro por que promove o diálogo interministerial sobre as políticas públicas em Direitos Humanos; não apenas entre os gabinetes específicos de Direitos Humanos, mas, também entre outros ministérios que não estão sempre engajados no debate nacional acerca dos Direitos Humanos”.

O RPU é um processo desenvolvido pela ONU para avaliar os Estados Membros da Organização em relação ao cumprimento dos direitos humanos. Os países são avaliadas a cada quatro anos e meio.

Revista UPR News
Revista UPR News

 

Veja também o vídeo que explica um pouco mais sobre a RPU:

https://www.youtube.com/watch?v=wBa0G9_YGDU